5 fatos dos games que deverão se tornar realidade em breve

A tecnologia avança da ficção para a realidade em passos largos. Algumas coisas que você só via na tela dos jogos, aos poucos estão no cotidiano das pessoas ou sendo usadas para fins específicos.

5 fatos dos games que deverão se tornar realidade em breve

Há algum tempo, não se imaginava que hoje certas coisas poderiam ser viáveis no dia a dia das pessoas. Objetos e fenômenos próprios dos games cada vez mais são recriados para as mais diferentes funções. Em sua maioria, são tecnologias que ainda estão em desenvolvimento e são utilizadas de forma experimental.

5 fatos dos games que deverão se tornar realidade em breve

Hologramas

Os hologramas têm presença garantida nos filmes e games de ficção científica. São projeções de imagem em 3D, como apresentadas nos filmes e jogos de Star Wars, entre outros. No MIT (Instituto de Tecnologia de Massachusetts) tem ampliado os estudos sobre a tecnologia holográfica.

Em 2008, nas eleições americanas para presidente, a CNN projetou em 3D uma correspondente com a ajuda de 44 câmeras de HD e mais de 20 computadores. A própria tecnologia Kinect é um esboço desta busca pelo holograma de forma eficiente.

5 fatos dos games que deverão se tornar realidade em breve

Veículos voadores

Diversos jogos possuem veículos que voam, desde naves às conduções para um personagem. Nos filmes eles são abundantes: em O Quinto Elemento, O Vingador do Futuro, Minority Report e Blade Runnerpossuem exemplo de veículos que voam em um futuro irreal. Contudo, a empresa AeroMobil, da Eslováquia, já lançou um protótipo de veículo que voa, mais simples que os vistos nos games. Entretanto, o veículo eslovaco ainda necessita de asas para alçar voos.

Androides, ciborgues e mecanização do corpo humano

Recentemente, vimos alguns exemplos de exoesqueletos e robôs com ou sem feições humanas. Nos jogos de ficção científica eles são comuns. Talvez seja a área de inovação que mais cresce, dando inclusive opções para a medicina e para a indústria – na automação de empresas e aplicações médicas de precisão ou de próteses.

MindWalker, por exemplo, é um exoesqueleto capaz de proporcionar movimento a pessoas com necessidades especiais e restrições físicas. Na verdade, se trata de um sistema que integra o exoesqueleto físico, uma interface de realidade virtual e um componente para leitura da mente. Ainda é um protótipo, mas que deve ser comercializado em breve.

Óculos e outras tecnologias vestíveis

Em diversos jogos de combate e de ficção científica, no visor do personagem, aparecem dados de todos os tipos, úteis para o desenvolvimento da trama. No cinema, o RoboCop parece ser um exemplo deste tipo de recurso. Na vida real, as tecnologias vestíveis, como o Google Glass, são cada vez mais populares, aplicadas tanto na vida pessoal como na rotina produtiva das corporações.

5 fatos dos games que deverão se tornar realidade em breve

Com dispositivos como o Google Glass, você pode se conectar à internet, verificar e-mail, jogar games de diferentes tipos, checar seus e-mails e as redes sociais sem precisar do toque. Este é só um exemplo, uma vez que não apenas óculos, mas pulseiras, roupas e equipamentos feitos para vestir deve ser uma tendência forte para o futuro próximo.

Que tipo de tecnologia existente nos jogos que você espera que exista em breve na realidade? Comente!

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (Sem votos ainda)
Loading...Loading...

Faça um Comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *