5 sinais de que seu Android está com vírus

Infelizmente, como bem sabemos, há muitos vírus para os sistemas operacionais mais comuns. E isso não se resume somente a computadores ou notebooks, existem vírus também para smartphones e tablets. A intenção dos vírus é atingir o máximo de pessoas possível e dessa forma recolher informações dessas pessoas para usá-las. Portanto, como o número de pessoas com aparelhos Android é muito grande, o número de vírus para esse sistema operacional também é muito grande.

Em geral, esses vírus são malwares que tentam captar dados das pessoas, como login, senha, dados bancários, entre outros. Vamos falar sobre os 5 sinais mais comuns de que seu aparelho com sistema operacional Android está infectado e o que fazer neste caso.

1. Ações suspeitas

  • Você está usando um aplicativo ou executando um processo e, de repente, ele é interrompido;
  • Arquivos aparecem corrompidos;
  • Funcionamento fora do comum;
  • Aplicativos com comportamento suspeito;
  • Mensagens enviadas sem autorização.

Estes podem ser sinais de que algum processo não autorizado está sendo executado em seu aparelho e por isso está corrompendo a execução dos outros aplicativos.

2. Anúncios estranhos

Em geral, os anúncios que vemos na internet, nas páginas que navegamos ou nos aplicativos que utilizamos, são anúncios pagos e por isso eles possuem um certo padrão. Porém, quando falamos de vírus ou malwares, esses anúncios são, no mínimo, suspeitos. Isso porque a intenção deles é te levarem a servidores ilegais para recolher os seus dados. Portanto, sempre suspeite de anúncios sobre coisas que você nunca pesquisou ou anúncios eróticos, por exemplo. E não informe os seus dados em qualquer página que surgir em seu smartphone.

3. Dificuldade para navegar

  • Você digita um site e é direcionado para outro;
  • Do nada, uma página de comportamento suspeito é aberta;
  • Lentidão fora do comum.

Estes podem ser sinais de que seu smartphone está infectado. Isso porque a maioria dos malwares trabalham com a utilização de servidores DNS falsos e isso pode causar estes sintomas.

4. Uso da bateria

Os malwares podem aumentar o uso de dados do celular – o que é um sintoma também – e também podem consumir processos do aparelho. Esses dois comportamentos causam um consumo excessivo da bateria do aparelho. Por isso, se o seu aparelho está descarregando muito mais rápido que o normal, fique atento. Isso pode ser um sinal.

5. Bluetooth

Este não é tão comum, mas também pode ocorrer. Neste tipo de vírus, eles aproveitam conexões bluetooth disponíveis para roubar dados ou ampliar a infecção. O principal sintoma é a ativação de conexões Bluetooth que você não solicitou.

Caso você identifique estes sintomas e suspeite de que seu aparelho está infectado por vírus, o ideal é instalar algum aplicativo antivírus para fazer a varredura e eliminar estes vírus de seu aparelho. É importante sempre buscar um aplicativo seguro e, de preferência, que já seja conhecido no mercado.

E lembre-se de não realizar nenhuma transação bancária ou fazer compras pela internet quando seu aparelho estiver sob suspeita de infecção, para que, desta forma, você possa proteger seus dados pessoais e bancários.

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (1 votos, média: 5,00 de 5)
Loading...Loading...

Faça um Comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *