Glossário Android – O Que É NFC?

NFC é sigla para Near-Field Communication, sendo esse um conjunto de padrões criados no ano de 2004 para definir regras de comunicação sem fios ( com base no RFID ) entre dispostivos pequenos e móveis como por exemplo: smartphones, tablets, cartões e qualquer dispositivo que tenha um chip NFC embarcado.

Muitos ainda não sabem se possuem ou não o NFC no smartphone. Por isso, o método mais fácil de descobrir é verificar a bateria do dispositivo, retirando a tampa traseira para visualizar se há inscrição “Near Field Communication” e alguns modelos é possível ver um logo da tecnologia na própria tampa traseira. Mesmo que seu dispositivo seja antigo, saiba que existem cartões SD que carregam em si um chip NFC, permitindo que usuário aumente as funcionalidades do dispositivo.

O grande diferencial dessa tecnologia é praticidade ao enviar e receber dados, basta aproximar dois dispositivos aptos e instantaneamente se forma um canal automático para compartilhar dados, arquivos, aplicativos, fotos, etc. E ao contrário de outras tecnologias sem fio como o Wi-Fi e Bluetooth, o NFC não exige autenticação para iniciar a comunicação, basta aproximar dois dispositivos e pronto.

Ainda comparando ao Bluetooth, o NFC tem alcance menor, porém o consumo de energia é consideravelmente menor do que qualquer método de comunicação reconhecida entre os dispositivos móveis.

Essa tecnologia está presente nos dispositivos Android (nem todos contam com o NFC, mas qualquer dispositivo high-end provavelmente recebe de fábrica um chip com essa tecnologia) desde a versão 2.3 Gingerbread e a popularidade do NFC só aumentou depois que foi apresentado junto ao Nexus S, dispositivo lançado em 2010 graças à parceria entre Google e Samsung.

NFC - Google Wallet

Ao mesmo tempo que promoveu o NFC junto ao Nexus S, o Google também lançou um serviço chamado Google Wallet ( “uma espécie de Paypal do Google” ), transformando os dispositivos com NFC em verdadeiras carteiras virtuais e esse serviço de certa forma tornou-se um sinônimo do próprio NFC em si.

Exemplos de Uso do NFC no Android

Podemos ilustrar o NFC como uma catraca virtual, e olha que ela também pode ser usada no ônibus. Suas principais aplicações são:

  • Compartilhar dados, contatos, fotos, vídeos e aplicativos. Mas não entenda como um envio de arquivos ( semelhante ao Bluetooth ) de um para o outro, pois somente alguns dispositivos conseguem enviar fotos e vídeos entre si, o que o ocorre é que um dispositivo por enviar a url de um vídeo do YouTube à outro dispositivo, e ocorre do mesmo modo com aplicativos, onde o link da Play Store é enviado ao receptor, não o arquivo APK ( do contrário seria pirataria );
  • Facilitar pagamentos, permitindo que o usuário simplesmente aproxime o dispositivo do leitor NFC que fará uma cobrança em sua conta do Google Wallet que, por sua vez fará a cobrança nos cartões de créditos da sua conta do Google;

Se você ainda tem NFC, mas quer provar como seria o compartilhamento de informações por aproximação, experimente instalar o Qikshare, um serviço que permite compartilhar entre Android, iPhone, iPad, PC, Mac ou Linux.


logo-app
Qikshare-Airdrop para Android
iVinnyApps
0   
qrcode-app

Agora se você já conta o NFC no seu dispositivo, aproveite esse recurso e confira um artigo completo sobre como automatizar tarefas no Android e aproveite ao máxima essa tecnologia.

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (Sem votos ainda)
Loading...Loading...

Faça um Comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *