Apagar dados e limpar cache – Qual é a diferença?

Apagar dados e limpar cache – Muitas pessoas ainda acham que estes dois procedimentos são a mesma coisa, mas eles têm funções distintas. Saiba quais são as diferenças entre apagar dados e limpar cache.

Limpeza de cache – Apagar dados e limpar cache

Quando o usuário compra um aparelho novo e possui uma versão Android mais potente, mesmo assim pode se deparar com lentidão dos seus recursos e aplicativos ou problemas similares – como falha de conexão, desligamento do aparelho, etc. Uma das causas mais comuns neste caso é que pode haver conflito de informações.

O indicado é realizar uma limpeza de cache – um passo essencial na resolução de problemas quanto ao funcionamento das ferramentas do dispositivo. Caso o problema seja mais grave, nem sempre apenas a limpeza de cache consegue resolver, necessitando de uma intervenção um pouco mais complexa – apagar os dados do sistema.

Apagar dados e limpar cache

É importante compreender o cache como um depósito de dados dos programas que ficam armazenados. Estas informações ficam depositadas na memória temporária do seu celular. Se você usa muito o Facebook, por exemplo, mais rápido ele deve abrir, pois com isso poupa tempo do uso do hardware – as informações dos aplicativos mais usados já ficam à disposição do uso. E assim acontece com todos os aplicativos.

Mas ocorre que estas informações podem se misturar, sobrecarregando o sistema e o deixando mais lento e muitas vezes fechando o aplicativo. Com o próprio Facebook isso é bastante comum. Vídeos e postagens, por exemplo, podem sobrecarregar o sistema, pois utiliza bastante o cache, ocupando mais espaço. Quanto mais informação for acumulada, maior o espaço de cache necessário e maior o tempo que o sistema leva para interpretar isso tudo, causando portanto a lentidão.

Desta forma, para realizar a limpeza de cache, normalmente a sequência de passos necessária é:

Configurações > Aplicativos > Selecione a aba “Todos” > Abra o programa que está apresentando lentidão > Pressione o botão “Limpar Cache”.

Pode haver diferenças nesta sequência dependendo do seu dispositivo. Muitos aparelhos, como alguns da Samsung, por exemplo, é preciso ir em “Gerenciamento de Aplicativos” para efetuar o procedimento.

Você não precisa fazer a limpeza de cache todos os dias, mas esporadicamente – quando perceber que o aplicativo está lento. Há ainda a opção de usar um aplicativo de limpeza de cache, que realiza todo o procedimento automaticamente, como é o caso do Clean Master – um dos mais conhecidos do mercado.

Apagar dados do aplicativo – Apagar dados e limpar cache

Apagar dados é um processo muito mais definitivo e não deve ser utilizado. A não ser que tenha a certeza que as informações que serão deletadas não são mais necessárias. Logo, é importante fazer o backup das informações que deseja manter antes de apagar os dados do dispositivo.

Um dos modos de apagar dados de um aplicativo é resetá-lo para sua versão original. O aplicativo volta na sua versão de fábrica e todas as informações se perdem. É indicado para problemas mais sérios.

Apagar dados e limpar cache

Mas se você quer apenas apagar os dados, verá que o procedimento é muito parecido com o anterior:

Vá em Configurações > Aplicativos > Selecione a aba “Todos” > Abra o programa que está apresentando problemas > Pressione o botão “Apagar Dados” > Confirme.

Com isso, os seus problemas de lentidão do aparelho devem desaparecer e o seu Android terá um melhor desenvolvimento dos aplicativos.

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (Sem votos ainda)
Loading...Loading...

Faça um Comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *