Arquivo APK? O que é e para que serve?

Quem possui um celular smart com certeza já deve ter ouvido ou visto a palavra “APK” em algum lugar. Seja em uma discussão sobre telefones ou em algum site sobre smartphones. Este é um termo bastante utilizado, porém nem todo mundo sabe o que é.

O APK é uma extensão, chamada Android Packge, que serve para instalar os aplicativos no sistema operacional do Android. Em geral, os usuários comuns de smartphone nem precisam saber o que é um APK. Isso porque a grande maioria dos apps pode ser instalado diretamente pelo Play Store. Alguns cliques e pronto o APK será utilizado sem mais delongas.

Arquivo APK

Então para que saber o que é um APK? Há casos em que as pessoas não têm acesso de internet Wi-Fi. A internet de rede pode não ser suficiente para baixar aplicativos grandes. Para isso um computador com acesso à internet e um cabo USB podem ser suficientes para sanar os problemas.

Como instalar um APK no smartphone sem acesso à internet

O processo é simples e funcional. Basta o smartphone ter algum tipo de gerenciador de arquivos, como o AppInstaller da Google, e o APK pode ser instalado.

Mas como conseguir um APK? Esse arquivo pode ser baixado diretamente da Play Store através do navegar (que tenha extensão APK) e depois transferir o arquivo do download para o smartphone. Em geral, o programa gerenciador de tarefas irá reconhecer o arquivo APK e irá dar ao usuário a opção de instalar ele no aparelho (ou no cartão de memória SD).

É uma opção para quem não tem a possibilidade de uma internet Wi-Fi, mas ainda deseja desfrutar de jogos e aplicativos em seus celulares.

APK usado para pirataria

O arquivo APK também pode ser transferido por Bluetooth e muitos aplicativos gratuitos são compartilhados dessa forma. O grande problema é que apps pagos também passaram a ser distribuídos de forma pirata.

Bastava alguém buscar o APK do aplicativo pago e compartilhar ele na internet ou via Bluetooth. A opção dos desenvolvedores foi criar barreiras para impedir a pirataria, como desejar que o smartphone esteja conectado à internet para verificação de chave durante a instalação.

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (1 votos, média: 4,00 de 5)
Loading...
2 Comentários

Faça um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *