Como Fazer Backups de Dados com sua Conta Google

Nos primórdios do Android o quesito “backup” não era forte e muito menos comum nesse sistema operacional, mas hoje é praticamente impossível não tocar nesse assunto, pois temos centenas de contatos, aplicativos e jogos, e não queremos nem pensar no que aconteceria se perdêssemos todos eles de uma vez.

Nesse artigo vamos tratar do backup nativo do Android para armazenar seus contatos, configurações de sistema ( WiFi, APNs, definições de brilho, etc ) e dados de aplicativos. A primeira coisa a fazer é acessar as configurações e rola a página até as contas, na sequência toque em “Google”.

Backup Nativos de Aplicativos - Passo 1

Na próxima tela serão exibidas todas as contas do Google cadastradas no Android. Agora você deve selecionar a conta principal, ou seja, a que será usada como padrão para os backups dos dados, dê um toque nessa conta para visualizar suas opções.

Backup Nativos de Aplicativos - Passo 2

Na imagem acima vemos uma lista de aplicativos e serviços do Google que você pode adicionar ao backup, mas lembre-se que, apesar de conter a opção “Dados de aplicativos”, a prioridade do backup são os apps: Contas, Agenda, Navegado Chrome, Gmail, Google Drive, Google Keep, Google+ (também com sincronização de fotos), Play Filmes, Play Livros e Play Música.

As mensagens SMS e MMS não serão salvas com esse método, por isso você deve instalar apps de terceiros que são encontrados na Play Store, são eles:


logo-app
SMS Backup & Restore
Ritesh Sahu
0   
qrcode-app


logo-app
SMS Backup +
Jan Berkel
0   
qrcode-app


logo-app
Super Backup : SMS & Contacts
MobileIdea Studio
0   
qrcode-app

Marque nessa tela o que você gostaria de sincronizar no backup que será armazenado no servidores do Google. A partir de agora seus dados estão seguros, e mesmo que seu telefone dê uma pane, você poderá recuperar praticamente tudo no próprio dispositivo ou em um novo.

Pois bem, acabamos de apresentar à você uma alternativa prática, nativa e gratuita, mas se você quer ter a certeza de que todos os seus dados e configurações serão salvos, recomendamos que habilite o root no Android e instale o aplicativo Titanium Backup.

Se você já tem o root liberado, experimente agora esse aplicativo que conta com duas versões, uma paga e outra gratuita:


logo-app
Titanium Backup ★ root
Titanium Track
0   
qrcode-app

A versão Pro oferece melhor performance nas tarefas e também permite que seus dados sejam sincronizados com o Dropbox:


logo-app
Titanium Backup PRO Key ★ root
Titanium Track
US$5,99   
qrcode-app

Outro aplicativo popular para backups parciais ou totais (com funcionalidades extras para dispositivos com root) é o My Backup e acredito que ele é uma das principais alternativas ao método nativo que apresentamos acima.

Por último, recomendamos que você também realize backups nandroid de tempos em tempos, pois o tipo de backup apresentado nesse artigo tem foco apenas nas mensagens de texto, enquanto que o nandroid faz um espelho da ROM instalado no seu dispositivo.

E então, já está se sentindo mais seguro com essas dicas?

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (10 votos, média: 4,00 de 5)
Loading...Loading...
3 Comentários

Faça um Comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *