Como Adicionar Notificações na Tela de Bloqueio do Android

Os widgets da tela de bloqueio surgiram a partir do Android 4.2 Jely Bean, essa funcionalidade nos permite visualizar notificações sem desbloquear o dispositivo e arrastar a barra no topo para visualizá-las.

Mas infelizmente só é possível visualizar uma notificação por tela, ou seja, temos que adicionar vários widgets para conferir o Gmail, Facebook, Google+, Ligações e Mensagens de texto.

O smartphone Moto X apresenta esse recurso de multiplas notificações por widget/tela, mas e os outros dispositivos, como ficam?

Nesse tutorial vamos apresentar um dupla que oferece gratuitamente a possibilidade de configurar detalhamente tudo aquilo que você precisa visualizar na tela de bloqueio. Essa dupla é formada pelo aplicativo DashClock e seu plugin DashNotifier. Então instale-os antes de prosseguirmos:


logo-app
DashClock Widget
Roman Nurik
0   
qrcode-app


logo-app
DashNotifier for DashClock
Umang Vipul
0   
qrcode-app

O DashClock é um Widget para a Tela de Bloqueio que suporta diversas extensões para exibir notificações por tela, sendo assim, ele é capaz de gerenciar notificações de praticamente qualquer aplicativo da Play Store.

No do DashNotifier, ele nada mais é que um plugin/extensão do DashClock que organiza e adapta as notificações, permitindo que você adicione até 7 notificações na tela de bloqueio.

É importante comentar que o DashClock também permite que você crie widgets nas telas do Android, por isso vamos ilustrar aqui as duas situações: widgets para as telas comuns e widgets para a lock screen.

Obs.: Em alguns dispositivos é necessário habilitar uma configuração para adicionar widgets na tela de segurança. Para isso, basta acessar as configurações do Android, depois Segurança e tocar sobre a opção Ativar Widgets.

Ativar Widgets em Segurança

Criando um Widget DashClock em uma Tela Comum

Nesse ponto estamos assumindo que você já instalou o DashClock e o DashNotifier, sendo assim, vamos adicionar um widget na tela, clicando no botão de acessa à lista de aplicativos.

notificacao-lock-screen-1

Na tela de listagem de apps toque na aba Widgets e procure pelo DashClock, depois pressione e arraste para um de suas telas.notificacao-lock-screen-2

Ao soltar o widget em um tela será apresentada um tela de configurações. Nesse momento temos que adicionar uma extensão, tocando sobre a opção “ADICIONAR OUTRA EXTENSÃO”.

Veja nos exemplos abaixo que as 7 notificações do DashNotier estão disponíveis. Toque em uma delas para continuarmos.notificacao-lock-screen-3

Agora que o DashNotifier 1 foi escolhido temos que acessar suas configurações, tocando no botão de acesso ao menu na direita e depois toque em “Configurações”.
notificacao-lock-screen-4

Você provavelmente será alertado que esse aplicativo não tem acessos às notificações, e será preciso dar a permissão necessário, tocando no ícone vermelho de alerta no topo. Na próxima tela toque checkbox do DashNotifier.notificacao-lock-screen-5

O Android mostrará uma mensagem de confirmação, basta tocar no botão “OK” para liberar essa permissão.notificacao-lock-screen-6

Depois que concedemos a permissão ao DashNotifier volte para a tela anterior e toque em “Choose Application”, para escolhermos qual aplicativo queremos receber notificações. Nesse tutorial escolhemos o Google+, mas você pode selecionar qualquer um que apareça na lista.notificacao-lock-screen-7

O DashNotifier oferece diversas opções para customizar as notificações. Nos exemplos abaixo eu escolho o tipo de ícone.notificacao-lock-screen-8 notificacao-lock-screen-9

Também marco as opções: Use icon from notification (Mostrar ícone na notificação), Show notification content (Exibir conteúdo da notificação) e Turn screen on (Ligar a tela ao receber uma notificação).notificacao-lock-screen-10

Para finalizar temos que voltar para a tela anterior e tocar no “Vezinho” que está no canto superior esquerdo do aplicativo. E pronto, a partir de agora temos um relógio com design moderno e algumas notificações ao lado dele.
notificacao-lock-screen-11

Como Configurar Notificações do DashClock na Tela de Bloqueio

Para adicionar notificações na tela de bloqueio é preciso acessar a mesma. Pressione e solte o botão de Liga/Desligar do dispositivo por duas vezes.

Agora que estamos na tela de bloqueio, você provavelmente verá o widget padrão do seu dispositivo. Na sequência temos que deslizar um dedo da esquerda para a direita nesse widget até que apareça um grande sinal de “+”.

notificacao-lock-screen-12

Assim que o sinal de “+” aparecer toque sobre ele, para adicionarmos um novo widget. Você verá uma lista grande de widgets, e deve selecionar o DashClok. E por fim, deve tocar no “Vezinho” do canto superior esquerdo para confirmar a inserção do widget.notificacao-lock-screen-13

E a partir de agora você verá as horas e notificações customizadas na tela de bloqueio do Android. Abaixo temos dois exemplos de perfis configurados no Dash Notifier.notificacao-lock-screen-14

Lembre-se que o widget padrão ainda está presente na tela de bloqueio. Por isso você pode removê-lo, tocando e pressionando o mesmo até que a opção de remover apareça e assim você deve arrastar o widget acima dessa opção.

Considerações Finais

Eu tenho um Moto X e estou muito satisfeito com o modo que esse smartphone trabalha com as notificações, mas ao conhecer o DashClock e o DashNotifier estou seriamente pensando em migrar para o mesmo.

O design e as customizações que esse widget oferecem poderiam configurar como um aplicativo pago na Play Store, mas ele é gratuito!

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (Sem votos ainda)
Loading...Loading...
7 Comentários

Faça um Comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *