Como adicionar widgets na barra de notificações do Android

Os smartphones já fazem parte do nosso dia a dia e nos ajudam – e muito – a organizar nossas atividades e a nos comunicar. Pensando nisso, os desenvolvedores de aplicativos tem pensado cada vez mais em widgets que facilitam a nossa vida. Os widgets são uma opção para personalizar a tela inicial e também nos dá uma alternativa de acesso rápido às informações importantes do nosso dia a dia. Vamos ver como adicionar os seus widgets favoritos à barra de notificações do seu aparelho com sistema operacional Android e deixá-las todas mais acessíveis a partir da tela de bloqueio ou durante a utilização de outro aplicativo.

O aplicativo que é responsável por adicionar esses widgets à sua barra de notificações é o Snap. Ele possui a versão gratuita e a versão paga na Play Store. A versão gratuita permite que sejam adicionados apenas 3 widgets à barra de notificações. Já a versão paga permite várias widgets e tem o custo de R$ 7,30. Mas, o ideal, é que se use a versão gratuita, pois mais de 3 widgets tornará sua barra de notificações visualmente poluída e pouco prática.android_snap

Veja, passo a passo, como adicionar os widgets à sua barra de notificações. Após o download do Snap na Play Store, siga esses passos:

1. Abra o Snap e clique no sinal de “+” que fica no canto inferior direito do aplicativo;

2. Irá aparecer uma lista com todos os widgets disponíveis no seu dispositivo. Selecione os widgets que você desejar;

3. Feche o Snap e faça o teste, abrindo a barra de notificação do seu aparelho.snap1

Você também pode personalizar os widgets no seu Android de acordo com as suas preferências. Para isso, abra o Snap e vá até “preferences”. Lá você poderá selecionar se deseja que as notificações apareçam do lado esquerdo, no meio ou do lado direito da tela na barra de notificações. Basta selecionar “left” – esquerdo, “center” – centro/meio ou “right” – direito. Você também pode selecionar se os widgets ficam ativos ou não quando a tela do celular estiver bloqueada, na opção “active on lock screen” – se ela estiver marcada, os widgets aparecerão na tela bloqueada, se estiver desmarcada, eles não aparecerão. Também é possível selecionar “reduce animations”, essa opção reduz as animações dos widgets e isso pode tornar o seu dispositivo mais rápido.snap02

Os widgets que possuem dimensões entre 4×1 e 4×4 ocupam toda a tela na barra de notificações. Os widgets com dimensões menores, como 2×3, 3×3, entre outros, não ocupam toda a barra e aparecerão como uma pop up na tela do celular. Desta forma, você pode clicar nas opções do Snap (os 3 pontinhos na parte superior direita da tela) e então alinhá-los de acordo com a sua preferência – por quantidade de uso ou por importância, por exemplo.

Com este aplicativo, o Snap, os seus widgets estarão sempre à mão e poderão facilitar, em muito, a usabilidade do seu smartphone no seu dia a dia.

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (Sem votos ainda)
Loading...Loading...

Faça um Comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *