Como Automatizar Tarefas no Android por Wi-Fi, Bluetooth e NFC

Não seria ótimo se o seu Android reconhecesse cada local que você está, decidindo quais recursos ativar ou desativar baseados em perfis, sem que seja preciso ao menos tocar na tela do dispositivo?

Infelizmente não há uma solução nativa para automatizar tarefas no Android. No RAZR i existe uma solução interessante, o SmartActions, mas como você pode perceber esse aplicativo está restrito aos dispositivos Motorola.

Sendo assim, nós temos que recorrer à uma frase comum: toda vez que o Android não oferece uma funcionalidade nativa, é praticamente certo que a Play Store terá um aplicativo que preenche essa lacuna, e nesse caso o salvador da pátria atende pelo nome de Trigger.

Trigger ( Gatilho em Inglês ) é um aplicativo que nos permite moldar o comportamento de um smartphone ou tablet a partir de “gatilhos”, ou seja, algum recurso pré-definido que invoca um perfil criado. Podemos citar alguns perfis que você certamente irá criar:

  • Trabalho – Escolha o nome da Rede Wi-Fi do trabalho, esse será o gatilho, e assim o volume e brilho da tela serão automaticamente reduzidos, o 3G/4G desativado e o Bluetooth também pode ficar off.
  • Casa – O gatilho também será o Wi-Fi (como o nome da rede domestica), o brilho será alterado para 100%, bem como o volume.
  • Móvel – Quando conectado à uma rede móvel, você poderá desativar o Wi-Fi, diminuir o brilho da tela e desligar o Bluetooth.

Os perfis são apenas exemplos, ou seja, você pode configurar/criar cada um deles conforme a sua necessidade. Abaixo apresentamos as principais telas do Trigger, mas antes de prosseguir, instale o aplicativo no seu dispositivo:


logo-app
Trigger
Egomotion
0   
qrcode-app

Ao iniciar o aplicativo ele já oferece algumas sugestões de perfil, como por exemplo: economizar plano de dados em casa, economizar tempo ao dirigir. No topo do aplicativo tem um botão “+”, dou um toque sobre ele para visualizar os gatilhos.

automatizar-android-1

Os gatilhos disponíveis são WiFi, Bluetooth e NFC ( não entraremos em detalhes sobre esse recurso, pois não são todos os dispositivos que contam com ele ). Essas três opções fazem parte da versão paga do Trigger, mas também há possibilidade de adquirir recursos PRO, com tarefas mais avançadas.

automatizar-android-2

Na imagem acima ilustramos a escolha de uma Rede WiFi para criar uma tarefa e também os gatilhos para criar um perfil para quando você estiver dirigindo. Lembre-se que você criar um perfil/tarefa do zero ou escolher as pré-definidas como os exemplos abaixo:

automatizar-android-3

Como já citamos acima, podemos definir um comportamento específico quando chegamos ao trabalho, vamos criá-lo então?

Começamos pelo dando um toque no botão “+” no topo da tela de triggers, depois escolho WiFI:

automatizar-android-4

O aplicativo exibirá as redes já cadastradas no dispositivo. Então escolho a rede da empresa, nesse caso “diego-office” e toco no botão “Próximo”. Na próxima tela definimos se essa regra será válida a qualquer momento ou em um determinado intervalo.

automatizar-android-5

Agora que o gatilho foi definido, devemos informar quais tarefas serão executadas a partir daí. É só tocar novamente no botão “+” do topo:

automatizar-android-6

Seguimos com a escolha por categoria, damos um toque em “Sons & Volume”, para ver todas as opções disponíveis. Repare que podemos alterar o toque do smartphone e o volume de cada recurso no Android, nesse caso escolhemos o “Volume do toque”:

automatizar-android-7

Definimos então o volume adequado para receber chamados no ambiente de trabalho e para concluir é só tocar o botão “Adicionar à Tarefa”:

automatizar-android-8

Além do volume, é interessante desativar as redes móveis, afinal de contas estamos conectados no WiFi. Criamos a nova tarefa, agora escolhendo a categoria “Wifi, Bluetooth & Conexões”, depois tocamos em “Próximo” e na tela seguinte basta escolher “Desativar”:

automatizar-android-9

Por fim, temos a lista de uma tarefa que foi adicionada em um trigger. Nesse tutorial criamos apenas uma tarefa, mas você pode criar quantas quiser:

automatizar-android-10

Ao criar um conjunto de perfis, triggers e tarefas, você terá um controle maior sobre o Android, melhorando também o consumo de bateria e o principal resultado disso será o ganho de tempo, pois não terá mais que definir manualmente as tarefas quando chegar em casa ou no trabalho.

Antes de encerrarmos é bom lembrar que a versão paga do Trigger permite definir tarefas por localização e também pelo nível de bateria, mas acredito que a versão gratuita atenderá a maioria dos usuários Android.

Você conhecida esse aplicativo? Conhece outros que fazem a mesma coisa ou até melhor? Então comente…

Até a próxima!

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (Sem votos ainda)
Loading...Loading...
2 Comentários

Faça um Comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *