Android para Iniciantes – Como Baixar Aplicativos no Android

Nós, usuários Android, temos milhares de aplicativos publicados no Google Play Store, a loja oficial de aplicativos do Google. Na popular “Play Store” podemos encontrar desde simples apps para alterar seu papel de parede ou até mesmo para guiá-lo por uma infinidade de estradas ao viajar.

Para baixar esse aplicativos não é necessário que você tenha um dispositivo real, como um smartphone ou tablet, digo isso porque já ensiamos aqui como instalar o Android em seu computador. Mas assumindo que você tem um aparelho de verdade, acompanhe esse tutorial e aprenda como baixar aplicativos no Android.

Baixando Aplicativos pelo Computador

Acredito que esse seja um dos grandes diferenciais do Android, pois trata-se de uma funcionalidade que não requer a utilização de fios entre seu dispositivo e um computador. Mas como assim, não vamos baixar as apps pelo PC?

Sim, vamos. Porém o computador funciona apenas como um gatilho para instalação de um aplicativo ou jogo. O primeiro passo é acessar o Google Play através do link https://play.google.com/store?hl=pt_BR‎ no navegador de sua preferência. Você verá uma imagem semelhate abaixo:

Play Store - Página Inicial

Repare que no topo da página há uma opção em azul “Fazer login”. Esse login nada mais é do que o mesmo endereço de e-mail (do Gmail) que você utiliza no seu smartphone/tablet. Não custa nada lembrar que a instalação só será iniciada no dispositivo se estiver conectar à internet por uma rede Wifi ou 3G.

Feito o login, você verá suas informações no topo da Play Store:

Play Store - Logado

Agora já podemos pequisar um aplicativo na loja e realizar a instalação. Que tal começarmos por uma opção popular? Então pequise “Angry Birds” na Play Store e acesse o primeiro resultado, você verá a página do jogo e já com o botão “Instalar”.

Play Store - Angry Birds

Clique no botão “Instalar”, e na sequência será exibida uma janela com informações sobre permissões necessárias para execução do jogo em seu dispositivo:

Play Store - Permissões

Nessa mesma janela de permissões também consta o dispositivo que receberá o aplicativo, se você tem apenas um é só clicar em “Instalar”, do contrário, selecione o dispositivo correto antes de clicar no botão. Assim que confiramada a instalação você poderá visualizar uma notificação no seu Android com o download em andamento.

Fácil, né?

Esse método é muito comum entre os usuários, pois em alguns minutos podemos instalar dezenas de aplicativos e jogos a partir do PC e não temos que aguardar a instalação de um app para iniciar a instalação de outro.

Baixando Aplicativos pelo Dispositivo

Instalar um aplicativo Android no smartphone ou tablet é tão fácil quanto pelo computador, como já vimos anteriormente. Mas nesse caso não contamos com a mesma agilidade de um cliques de mouse.

Para executar a instalação de aplicativos pelo dispositivo vamos precisar de:

  • Conexão com à internet via Wifi ou 3G.
  • Uma Conta do Google (Gmail) já deve estar registrada no dispositivo.

Acesse o aplicativo “Play Store” no dispositivo (acho difícil, mas ainda existem dispositivos que contém o aplicativo “Market”, primeira versão da Play Store). Você verá a página inicial do App conforme o exemplo:

Agora vamos fazer a pesquisa na barra cinza do topo, e podemos utilizar o termo “Angry Birds” novamente, veja esse exemplo de pesquisa na sequência:

É isso, agora o aplicativo/jogo está devidamente instalado no Android e você pode executá-lo sempre que desejar. Espero que esse seja o primeiro de muitos apps que você curtirá daqui pra frente…

E então, achou fácil, gostou do tutorial? Não deixe de comentar sua experiência com a gente!

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (Sem votos ainda)
Loading...Loading...
2 Comentários

Faça um Comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *