Como Compartilhar a Internet do Android por WiFi

Um dos principais diferenciais do Android é disponibilidade de muitos recursos nativos, ou seja, não é necessário instalar aplicativos de terceiros para realizar um ou mais tarefas com seu smartphone ou tablet.

Nesse tutorial vamos abordar um dos recursos mais úteis e comuns para quem usa Android, estamos falando do compartilhamento de internet 3G/4G do Android a partir do WiFi do dispositivo.

O compartilhamento (ou tethering) por WiFi está disponível desde o Froyo (Android 2.2), mas existe dois métodos para iniciar essa configuração, pois depende da versão do Android que tem instalado.

Compartilhando Internet 3G por WiFi para Androids Superiores ao 3.0

Acesse as configurações do dispositivo e toque em “Mais…” abaixo da opção “Uso de dados”, depois escolha “Roteador WiFi”:

roteador-wifi-android-1

Na próxima tela marque a opção “Roteador Wi-Fi Portátil”:

roteador-wifi-android-2

Agora temos que definir as configurações da Rede WiFi que o Android criará para compartilhar a conexão 3G. No exemplo abaixo deixei o nome padrão, mas você pode configurar o que quiser, pois o importante mesmo é a definição de segurança, por isso optei pela WPA2 PSK. roteador-wifi-android-3

Estamos quase lá, então devemos prosseguir para a criação de um senha, escolha a sua e depois toque no botão “Salvar” para concluir. roteador-wifi-android-4

Pronto, a partir de agora você pode conectar seu notebook ou desktop nessa rede Wifi que criamos. É bom lembrar que outros dispositivos Android também pode se conectar nessa rede, um bom exemplo de uso é quando o usuário tem tablet de versão Wifi, permitindo que você se conecte à internet a partir de um smartphone.

Abaixo temos o exemplo da rede recém criada, perceba que o PC trata essa conexão como qualquer outra rede WiFi que você já tenha usado:

android-wifi-windows

Compartilhando Internet 3G por WiFi para Androids até 3.0

No exemplo abaixo utilizamos o Gingerbread (Android 2.3). E para habilitar o compartilhamento WiFi devemos acessar as configurações, depois tocar em “Conexão sem fio e rede” e na sequência “Configurações Wi-Fi”:

compartilhar-internet-android-gingerbread-1

Logo no topo da tela existe a opção “Roteador Wi-Fi”, toque no checkbox que está a direita e confirme a solicitação “Desconectar Wi-Fi para utilizar o Roteador Wi-Fi?”:compartilhar-internet-android-gingerbread-2

Agora que habilitamos o recursos, temos que prosseguir para as configurações da rede propriamente dita. Toque na opção “Configurações de Roteador Wi-Fi” para visualizar as informações da rede sem fio.compartilhar-internet-android-gingerbread-3

Perceba que no campo SSID de rede já existe um nome pré-definido pelo Android, mas você pode escolher o nome que desejar. A próxima configuração é a Segurança do Wi-Fi, por padrão ela está definida como “Open”, ou seja, a rede não pedirá senha para se conectar.

Mas não é interessante deixar a rede aberta, por isso toque no combo de segurança, escolha a opção “WPA2 PSK” e abaixo defina uma senha.compartilhar-internet-android-gingerbread-4

Para finalizar é só tocar no botão “Salvar” e pronto, a partir de agora você tem em mãos um roteador Wi-Fi criado pelo robozinho verde.

A única limitação de recurso é quantidade de MBs que você pode utilizar no seu plano. Sendo assim, esse recurso só deve ser usado só quando for realmente necessário e para tarefas do tipo:

  • Acessar um e-mail.
  • Respondar um tweet ou comentário no Facebook.

E esqueça desse funcionalidade se quiser:

Tenho certeza de que você já é um usuário vacinado e sabe que recursos usar para aproveitar ao máximo sua experiência com dispositivos Android.

Dicas Extras

Ao habilitar o roteador WiFi no Android a sua conexão automaticamente é reservada para comunicação entre seu dispositivo e o PC ou qualquer dispositivo conectado à rede que criou.

Porém existe um aplicativo chamado WIFI Tethering Network Sharing que possibilita a criação de tethering também por Bluetooth, permitindo mais flexibilidade na hora de compartilha sua conexão à internet.

O aplicativo é gratuito na Play Store, mas exige que você tenha root habilitado no Android. Vale a pena testar o FoxFi WIFI Tethering:


logo-app
FoxFi (WiFi Tether w/o Root)
FoxFi Software
0   
qrcode-app

Última Dica: O Android e os dispositivos em geral estão tão avançados que é possível transformar seu smartphone ou tablet em um servidor completo. Seguindo o artigo indicado você poderá levar no bolso diversos serviços úteis para profissionais de TI.

Anotou as dicas? Então até a próxima!

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (Sem votos ainda)
Loading...Loading...

Faça um Comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *