Como descobrir se a bateria do seu Android está viciada

O mercado tem prometido, cada vez mais, baterias mais duráveis e que são impossíveis de viciar. Sabemos que, em alguns casos, isso pode ser só promessa vazia, pois algumas baterias saem de fábrica com um número definido de ciclos, isto é, a quantidade de vezes que elas podem ser recarregadas.

Você está suspeitando que a bateria do seu celular ou tablet está viciada e não sabe ao certo como identificar isto ou não? Bem, aqui vamos passar algumas dicas de como identificar se sua bateria está realmente viciada ou não.

Primeiramente, vamos ensinar alguns testes físicos que poderão te auxiliar a identificar este problema e também uma ferramenta de diagnóstico extremamente útil.

1. Tentar girar a bateria sobre uma superfície plana

O primeiro teste físico, seria retirar a bateria do seu dispositivo  e tentar girá-la sobre uma superfície plana. De preferência uma mesa de vidro ou de pedra, que tenha pouco atrito. Colocando a bateria sobre a superfície, você vai tentar girá-la, igual àquela brincadeira em que você gira um lápis ou uma garrafa, você vai tentar girar a bateria desta forma. Se ela não girar, isto é, se parecer que ela está “grudando” na mesa, significa que ela não está viciada. Já a bateria viciada irá girar livremente. Mas por que isto ocorre? Bem, isto ocorre porque quando a bateria está viciada, ela começa a se danificar por dentro e com isto ela começa a inchar levemente, principalmente na região central. Isso faz com que a bateria não encoste totalmente na superfície e por isso gira com mais facilidade.

2. Fazer uma análise visual

Com o celular desligado e desconectado da tomada, retire a tampa traseira, a bateria e analise a sua estética. Corrosões perto dos pontos metálicos, ferrugens e inchaços indicam que a bateria está prestes a parar de funcionar totalmente.

3. Observar a velocidade com que a bateria se esgota

Pode ser trabalhoso, mas esse é, com certeza, o melhor teste. Separe um tempo para observar o consumo da bateria do seu aparelho com a menor intervenção do usuário, isto é, evite utilizar aplicativos que consomem demais a bateria. Se o nível da sua bateria cair mais de 2% de uma só vez, isso não está certo! (Caso seu celular não mostre o nível de bateria em porcentagem, você pode baixar um aplicativo que mostre essa informação).

4. Ferramenta de diagnóstico da bateria

Sabia que é possível abrir uma ferramenta que te dá um diagnóstico completo do uso da bateria do seu dispositivo com sistema operacional Android? Isso mesmo! Ele exibe a saúde da bateria, temperatura e tempo em atividade desde a primeira inicialização. Para abrir esta ferramenta, basta digitar o código *#*#4636#*#*. Com isso, será aberto um menu secreto, nomeado “testando” ou “testing” – para versões em inglês. Clique em “informações da bateria” ou “battery information” para ter acesso a estes dados. 

Se o seu aparelho tiver uma bateria removível, os testes físicos ficam fáceis, bem como a substituição da bateria danificada por uma nova (de qualidade e original, de preferência). Agora, se o seu aparelho tiver uma bateria interna, ou bateria blindada como costuma-se dizer, é importante você levar o aparelho até uma assistência técnica especializada que poderá fazer essa verificação e essa substituição.

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (2 votos, média: 4,50 de 5)
Loading...Loading...
2 Comentários

Faça um Comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *