Como Fazer Backup de Fotos e Vídeos no Google+

Não sei se você já realizou alguma tarefa no Android que resultou na perda das fotos e vídeos, mas eu passei por isso inúmeras vezes. Os principais motivos para que esses conteúdos sumam são: instalação de Roms Customizadas, liberação do usuário root, desbloqueio do bootloader, e outras coisas que não se deve fazer em casa.

Esse tipo de problema seria facilmente resolvido se todos os usuários tivessem a rotina de realizar backups periódicos do dispositivo. Sabemos que esse hábito não é comum, por isso é recomendado que você tenha uma alternativas que realize backups automáticos.

Já ensinamos no blog como realizar o backup dos dados de aplicativos pelo Google e também como fazer um Nandroid Backup, mas hoje vamos ensiná-lo como utilizar o Google+ para armazenar suas fotos e vídeos na nuvem. Nesse artigo vamos utilizar o aplicativos Fotos, mas você também pode utilizar o Google+ no Android, dá no mesmo.

Ao iniciar o app Fotos temos uma prévia das imagens da câmera e logo abaixo repare que o backup automático está desativado. Podemos habilitá-lo simplesmente dando um toque nessa opção, mas vemos seguir outro caminho, pois queremos visualizar configurações avançadas.

backup-fotos-google-plus-1

Toque no canto superior direito para abrir um menu, na sequência toque em “Configurações” e depois em “Backup automático”.backup-fotos-google-plus-2

Nessa tela podemos habilitar o backup com um toque na opção onde aparece “NÃO”, e ao tocar vemos que opção mudou de cor e está entitulada com “SIM”. Agora vamos explorar outras opções.backup-fotos-google-plus-3

Na tela abaixo visualizamos as configurações sobre quando e como fazer o upload de fotos e vídeos, as opção são por Wi-Fi ou por Redes Móveis e Wi-Fi quando um dos estiver disponível.

É bom lembrar que não é possível realizar backups parciais, ou seja, só das fotos ou só dos vídeos. Nos dispositivos mais modernos esses arquivos geralmente são grandes, e se você quiser manter um backup regular de fotos e vídeos, saiba que o Google oferece planos pagos para aumentar seu espaço virtual através do Google Drive.backup-fotos-google-plus-4Atualmente, o espaço para o backup automático é de 15 GB, mas se você configurar a qualidade das imagens para 2.048px, o espaço será ilimitado. Ainda há um opção que permir o upload de arquivos somente quando o dispositivo está carregando.

Além do Google, outros serviços possuem também possuem essa funcionalidade, e com espaços de armazenamento diferentes, o Dropbox oferece 2 GB para contas gratuitas, com possibilidade escolher se quer o backup só das fotos, só dos vídeos ou de ambos.

O Box é outro serviço interessante que fornecer 10 GB para contas gratuitos, mas também oferece planos pagos de 1 TB e Ilimitado, dependendo da sua necessidade. Abaixo seguem os widgets para baixar todos os aplicativos citados nesse tutorial.


logo-app
Google+
Google Inc.
0   
qrcode-app

 


logo-app
Google Drive
Google Inc.
0   
qrcode-app

 


logo-app
Dropbox
Dropbox, Inc.
0   
qrcode-app

 


logo-app
Box
Box
0   
qrcode-app

 

Agora você não tem mais desculpas quando suas fotos sumirem, pois é só acessar um dos serviços que indicamos (em especial o Google+) e restaurar todos os conteúdos perdidos por um acidente ou por seguir um tutorial mais complexo.

Última Dica: Sabemos que as fotos tirados pelos dispositivos Android ficam cada vez maiores, graças a qualidade em MBs das câmeras, mas nem sempre é prático compartilhar ou armazenar imagens tão grandes. Por isso aprenda no artigo como compactar a resolução das fotos no Android, reduza o tamanho de suas fotos e poupe espaço no armazenamento.

Até a próxima!

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (Sem votos ainda)
Loading...Loading...
19 Comentários

Faça um Comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *