Como Flashear ROMs em Androids Samsung Sem Cabo USB

Uma das características do Android é permitir que você possa escolher diferentes marcas e modelos de smartphones e tablets. Porém essa variedade também oferece alguns efeitos colaterais, como o tempo de espera para receber uma atualização automática ou dominar diferentes softwares e termos técnicos para realizar uma atualização manual.

Quando dizemos atualização manual nos referimos à instalação de ROMs Stock ou Custom ROMs, sendo necessário fazer um flash (ou flashear uma ROM) e para isso temos que utilizar um software exclusivo por fabricante.

Pois bem, chegamos ao ponto principal do artigo, e falaremos então do software da Samsung para flashear seus respectivos smartphones e tablets, o Odin.

Obs.: O software Kies também consegue baixar atualizações nos dispositivos Samsung, mas trata-se de uma solução que oferece firmwares oficiais e gerenciamento de mídia. Nas situações de testes, flashs, root e outras aventuras, só Odin possui os poderes para tal.

O Odin é utilizado para instalar ROMs, Kernels e outras firmwares/softwares da Samsung, por meio dele você poderá ressuscitar seu dispositivo, testar Custom ROMs como o CyanogenMod, mas para isso é preciso instalar os drivers Android no Windows, e por fim conectar o dispositivo via cabo usb.

Não sei quanto à você, mas ficar conectando e descontando o cabo usb no PC/Android toda hora não é legal, por isso queremos te apresentar o Mobile Odin Pro, sendo esse um aplicativo criado pelo desenvolvedor Chainfire, o mesmo criador do SuperSU que você utiliza para liberar aplicativos root no Android.

Como Utilizar o Mobile Odin Pro para Flashear ROMs?

Existem 3 pré-requisitos que você precisa cumpri para utilizar esse aplicativo, são eles:

  • Ter um smartphone ou tablet da marca Samsung;
  • Ter root habilitado no dispositivo;
  • Adquirir um licença do aplicativo na Play Store, cerca de R$ 12.

Agora que você já cumpriu as etapas acima, vamos botar a mão na massa. Instale o aplicativo Mobile Odin Pro:


logo-app
[root] Mobile ODIN Pro
Chainfire
US$4,99   
qrcode-app

Se o aplicativo foi instalado sem problemas, acesse o site da Sammobile e procure por um ou mais ROMs que deseja instalar e testar no dispositivo, lembrando que deve prestar muita atenção ao modelo do aparelho, pois pode inutilizar o mesmo caso instale firmwares de outros dispositivos.

Escolhida a firmware/ROM adequada, baixe-a no cartão de memória. Na sequência inicie o Mobile Odin Pro e procure pela opção “Open file…” na lista. Ao tocar nessa opção o aplicativo fará uma pesquisa, tentando identificar se existem ROMs no armazenamento externo.

O próximo passo é confirmar o arquivo selecionado e não se preocupar com as partições (partitions), pois essa é uma configuração que será executada automaticamente.

Já selecionamos o arquivo para flashear, mas é importante marcar a opção “Ever Root”, permitindo que o Mobile Odin faça o desbloqueio do usuário root durante o flash (nos casos onde está instalando uma ROM Stock). E por fim temos que tocar em “Flash Firmware”.

Mobile Odin Pro

E então, você conhecia o Mobile Odin Pro? Acha que ele é tão bom quanto a versão para PCs?

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (Sem votos ainda)
Loading...Loading...
9 Comentários

Faça um Comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *