Como Habilitar o ART no Android 4.4 KitKat

Muitos usuários ainda não conhecem e se já ouviram falar sobre o ART, ainda não entendem esse novo aspecto presente nas últimas gerações de dispositivos Android, iniciando por aqueles que já contém o Android 4.4 KitKat.

Nesse artigo vamos explicar o que é o ART, como está o desenvolvimento desse projeto e qual será o impacto para os dispositivos Android daqui em diante.

O que é ART?

ART é o mais novo runtime (ainda em fase experimental) ao Android, disponível apenas em smartphones e tablets com KitKat. A proposta é que esse runtime ofereça mais (e seja melhor) que o Dalvik (ah, esse você conhece, não é?), ou seja, quando o ART estiver 100% funcional, você terá que se despedir do Dalvik.

Dalvik é uma máquina virtual otimizada para dispositivos móveis, criada por Dan Bornstein, posteriormente adquirida pelo Google e incorporada ao Sistema Operacional Móvel Android.

Por padrão, todos os dispositivos Android executam o Dalvik, por isso vamos te ensinar como habilitar o ART, para que você possa testar e confirmar se é ou não uma opção adequada.

Obs.: Antes de prosseguirmos nesse artigo, queremos deixar claro que esse sites e nem seus editores são responsáveis por qualquer dano em seu dispositivo. Faça por sua própria conta e risco!

Pré-requisitos para habilitar o ART

  1. Em primeiro lugar você deve ter um smartphone ou tablet com Android 4.4 ou superior, os smartphones com CyanogenMod e outras Custom ROMs com KitKat também estão inclusos.
  2. Nesse tutorial estamos utilizando o Moto X com ROM Stock, executando o Android 4.4.2, por isso o acesso as configurações podem variar de um dispositivo para outro.
  3. Como já citamos anteriormente, o ART é um runtime experimental, por isso alguns aplicativos ou jogos podem não funcionar normalmente.

Habilitando o ART no Android 4.4 KitKat

Habilite as opções de Desenvolvedor/Programador

  1. Acesse as configurações do sistemas.
  2. Na próxima tela você deve descer a lista até encontra a opção “Sobre o Telefone” ou “Sobre o Tablet”.
  3. Agora procure a opção Build Number ou Número da versão até que apareça uma mensagem confirmando que agora você é um desenvolvedor.
  4. Volte para a tela anterior.
  5. Acesse a nova opção Programador ou Desenvolvedor e na próxima tela habilite essa configuração.

Habilite o ART

  1. Ainda nas opções do Programador, toque sobre a opção “Selecionar tempo de execução” e você verá o Dalvik e o ART.
  2. Toque em “Usar ART”. Se tive um botão “OK”, toque nele também.
  3. Seu dispositivo será reiniciado e pode demorar um pouco na primeira vez, mas não se preocupe, pois tudo faz parte do plano.
  4. Assim que o dispositivo iniciar você verá que a performance do dispositivo aumentará de forma significativa.

Veja o passo dessa configuração:

art-android-1

art-android-2

art-android-3

Conclusão

O Android ganha novos recursos todos os dias, e assim como novos PCs, o Google procura oferecer o melhor desempenho junto ao baixo consumo de energia nos smartphones, tablets e até netbooks.

Ainda não podemos esperar muito do ART, mas vá se acostumando com esse nome, principalmente se está procurando um dispositivo mais moderno.

Você já habilitou o ART no Android? Acha melhor ou pior que o Dalvik?

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (Sem votos ainda)
Loading...Loading...
16 Comentários

Faça um Comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *