Como Instalar o Android no PC com Windows

Será que dá para rodar o Android no Windows? Essa é uma  das principais curiosidades entre os usuários do Android, pois se ele é um Sistema Operacional completo, o que me impede de executá-lo normalmente em um PC com Windows?

Eis algumas das utilidades para fazer a instalação do Android em um computador:

  • Testar aplicativos mais pesados ( que normalmente não rodariam em dispositivos antigos );
  • Teste de desenvolvimento ( pois o aspecto do aplicativo seria semelhante a utilização do mesmo em um tablet );
  • E por último para passar um tempo com as diversas opções de jogos do Play Store.

É bom lembrar que nesse tutorial mostraremos um dos métodos mais simples emular o Android no Windows, mas se você quiser, após terminar esses passos, talvez queira conhecer o BlueStacks. Porém hoje vamos utilizar um utilitário interessante criado pela Genymobile, estamos falando do Genymotion.

Atualmente, o Genymotion oferece uma instalação completa do Android 4.1 Jelly Bean, ou seja, você conseguirá executar praticamente qualquer aplicativo ou jogo em seu PC. Para iniciarmos a instalação vamos precisar do software a seguir:

Genymotion Free (Será necessário criar um login no site antes de fazer o download). Esse instalador já vem com uma versão do VirtualBox embarcado.

Após baixar os softwares, faça a instalação normalmente e ao final execute o Genymotion. Repare que agora é apresentado uma mensagem solicitando a criação de um dispositivo virtual, é só clicar em Yes, fazer o login na conta que você criou ao fazer o download anteriormente e seguir todos os passos apresentados.

Genymotion - Criar Virtual Device

O Genymotion funciona semelhante ao Android SDK, ou seja, oferece instalações sob demanda, e algumas delas contendo as Google Apps. Nesse artigo vamos optar pela instalação do virtual device que emula o tablet Nexus 7 com Jelly Jelly Bean, conforme o exemplo abaixo:

Genymotion - Instalação do Nexus 7 com Jelly Bean

Assim que escolher o virtual device para instalar, você aguardar até que todos os arquivos sejam baixados no PC, e ao final será executado um passo adicional de verificação de integridade. Se você tem um conexão de internet banda larga, tenho certeza que esses processo tomará apenas alguns minutos.

Como você pode perceber, o Genymotion é muito prático e você não precisa seguir a risca esse exemplo, ou seja, se não quiser concluir o tutorial com o Nexus 7, também pode optar por outras dispositivos da lista, como o Galaxy S5 por exemplo.

Genymotion - Play Virtual Device

Antes de iniciar seu virtual device pela primeira vez, será necessário dar um nome à ele. Para dar esse nome é só iniciar o emulador clicando no “Play”. Se por algum motivo o Genymotion pedir que você configure as conexões ADB, provavelmente antes do boot, é só ignorar clicando em “No”.

Como já citamos anteriormente, a partir de agora é como se você tivesse mais um dispositivo à disposição. Sendo assim, é possível instalar aplicativos, jogos, realizar testes, sincronizar dados com seu Google Account e também receber notificações.

Veja abaixo qual é o resultado da instalação do Android no PC:

Não tem segredo, mas se por algum motivo você não conseguiu instalar o Android no Windows, faça agora mesmo um comentário para que possamos te ajudar, e compartilhe também sua experiência com esse emulador.

Outra coisa interessante para fazer com o robozinho verde é transformar seu dispositivo Android em um servidor web contando com serviços populares como FTP, PHP, MySQL, DNS, Proxy, entre outros.

Até a próxima!

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (Sem votos ainda)
Loading...Loading...
5 Comentários

Faça um Comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *