Como Instalar o Flash no Android 4.4 KitKat

O Android 4.4 KitKat é a última versão do robozinho verde, mas essa versão nasceu com algo que muitos aindam classificam como “problema”, estamos falando da falta de suporte ao Flash. E você já sabe que não é de hoje que essa tecnologia da Adobe (a própria empresa está investindo em uma tecnologia “anti-Flash”, veja o PhoneGap) está com os dias contados, isso graças à adoção do HTML5 como padrão.

Mesmo com esse crescimento do HTML5 muitos sites ainda preferem as funcionalidades do Flash, e se você quer ter acesso à esses conteúdos no Android, saiba que existe um modo relativamente simples de utilizar essa tecnologia em seu dispositivo. Nesse tutorial estamos assumindo que você tem o Android 4.4 (e a boa notícia é que não precisaremos de root).

Instalar o Flash no Android KitKat

  1. Antes de mais nada será necessário permitir a instalação APKs de terceiros ou “fontes desconhecidas”. Para habilitar isso vá até as configurações do dispositivo > Segurança e marque a opção Fonte desconhecidas.
  2. Agora temos que instalar o Dolphin Browser.
  3. Certifique-se que o Dolphin Jetpack também está instalado. Caso contrário você terá que fazê-lo, pois será impossível prosseguir sem o Dolphin Browser e o Jetpack daqui pra frente.
  4. Se você já tem o aplicativo Adobe Flash instalado, será necessário fazer a desinstalação. Vá até Configurações > Aplicativos e clique no aplicativo e depois clique no botão Desinstalar.
  5. Faça o download do APK modificado do Adobe Flash. A versão original está presente no XDA Developers, mas você pode baixá-lo aqui.
  6. Siga para a instalação do APK baixado, utilizando o gerenciador de seu preferência (recomendamos o Astro File Manager ou ES File Explorer). Se você baixou o APK diretamente no dispositivo, ele provavelmente estará na pasta Download.
  7. Terminada a instalação, abra o Dolphin Browser e depois acesse as configurações do navegador. Na sequência procure a opção Conteúdo Web e habilite o Flash.

Pronto, a partir de agora o Flash está habilitado no KitKat e você pode continuar navegando por sites que tenham esse tipo de conteúdo. Particularmente falando, eu não incentivo o uso do Flash no Android, mas criei esse tutorial porque muitos ainda acham necessário.

Alguns considerações negativas no uso do Flash no Android:

  • Pode ocorrer lentidão ao navegar pelas páginas;
  • O consumo de bateria aumenta (consideravelmente);
  • A usabilidade dependende do tamanho da tela.

Espero que esse tutorial tenho sido útil, e fique a vontade para complementar esse artigo com suas experiências e opiniões.

Nos vemos no próximo artigo!

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (Sem votos ainda)
Loading...Loading...

Faça um Comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *