Como Habilitar as Multi Windows da Samsung no Android

Existem diversos fabricantes que adotaram o Android como Sistema Operacional para seus dispositivos, podemos destacar as grandes, como por exemplo: Samsung, Motorola, LG e Sony.

Cada uma delas realiza modificações no Android, oferecendo recursos e aplicativos extras aos usuários, mas nesse artigo vamos comentar sobre uma funcionalidade que até pouco tempo era exclusividade da Samsung, as Multi Windows ( ou Multi Janelas ).

Como o próprio termo diz, é possível executar dois aplicativos ao mesmo tempo, mantendo ambos visíveis e com a possibilidade de interação com o usuário. Tenho certeza que você vai curtir o recurso ao final do tutorial.

Pré-requisitos

O recurso Multi Window faz parte da lista de módulos do Xposed Framework, portanto temos iniciar pela instalação do Xposed e depois vamos prosseguir com a instalação do módulo propriamente dito.

Nesse ponto estou assumindo que você tem o Xposed Framework instalando, portanto inicie o aplicativo e toque na opção “Baixar”. Depois faça uma pesquisa com o termo “xmu”, isso já deve ser suficiente para encontrar o módulo XMultiWindow.

multi-window-android-1

Tocando no módulo XMultiWindow você verá a página de informações, depois deve tocar na aba versões e na sequência no botão “Baixar” abaixa da última versão. Assim que o download terminar você prosseguirá com a instalação de um aplicativo normal.multi-window-android-2

Agora que o módulo está instalado, será necessário reiniciar o Android, para que as alterações tenham efeito no dispositivo. Você pode reiniciar tocando na notificação do Xposed, onde mostra a mensagem “Ativar e reiniciar”.

multi-window-android-3

Nesse ponto o dispositivo reiniciei então devemos configurar o módulo. Acesse as configurações do sistema, depois toque em “Aplicativos”, na aba baixados procure pelo XMultiWindow e selecione-o.multi-window-android-4

Em primeiro lugar vamos desabilitar as notificações desse aplicativo, pois não queremos receber as mensagens de interação, tanto positivas quanto negativas. Basta desmarcar a caixa “Exibir notificações” e confirmar no botão “OK”.multi-window-android-5

A partir de agora seu dispositivo já tem o recurso de multi janelas ativado. Para testar isso basta deslizar o dedo na tela da esquerda para a direita. Você verá uma barra preta na vertical, e é nessa barra que você vai inserir seus principais aplicativos.

É muito fácil adicionar aplicativos nessa barra. É só abrir o XMultiWindow, depois SideBar Settings e Sidebar App Settings.

multi-window-android-6

Depois de montar sua lista, você pode definir se um aplicativo ficará na janela superior ou inferior ( pressionando o atalho e escolhendo “Add to up WorkSpace” ou “Add to down WorkSpace” ).

Abaixo você confere essa configuração com o site da Escola Android no topo e o Facebook na parte inferior:

multi-window-android-7

Se você quiser adicionar mais recursos às suas janelas, recomendo a instalação de outro módulo chamado MultiWindowSidebar, que pode ser baixado por APK aqui. Assim que baixar o módulo, faça a instalação comum de um app.

multi-window-sidebar-1

E com ele instalado, veja abaixo quantas opções extra temos à disposição, como por exemplo a inicialização junto ao sistema, temas, configuração de fontes e muito mais.multi-window-sidebar-2

Você também poderá o estilo das janelas bem como o manuseio e redimensionamento das janelas no Android.multi-window-sidebar-3

Particularmente falando, acredito que esse recurso é mais interessante para tablets do que smartphones, mas mesmo assim não deixa de ser um recurso bacana. Uma situação bem produtiva foi abrir um e-mail no Gmail e depois visualizar um anexo em PDF carregando logo acima da mensagem.

E então, você gostou desse recurso? Comente e deixe sua opinião para outros usuários!

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (1 votos, média: 4,00 de 5)
Loading...Loading...
8 Comentários

Faça um Comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *