Como Liberar Espaço e Cache no Android com Clean Master

A partir da primeira vez que você usou seu dispositivo Android ele automaticamente gera uma série de arquivos popularmente conhecidos como arquivos de cache. É claro que o cache oferece benefícios, como o acesso rápido à dados e recursos de aplicativos, mas o acumulo desse tipo de arquivo pode prejudicar a performance do dispositivo de médio à longo prazo, por isso é importante que você limpe os caches regularmente.

Uma vez que sabemos que existem diversos arquivos de cache, como por exemplo os arquivos temporários de navegadores, cache de aplicativos e do próprio sistema operacional, fica complicado separar um momento no dia para efetuar a limpeza necessário, mas felizmente existem diversos aplicativos que realizam esse trabalho por nós, um deles é o Clean Master.

Com mais de 50 milhões de downloads, o Clean Master é uma ótima opção de aplicativos para limpar qualquer tipo de cache no Android, mas ele não é apenas um faxineiro, pois também conta com um ótimo serviço de anti vírus, otimizador memória RAM e também um gerenciador de aplicativos. E com todos esses recursos em um só app teremos um dispositivo mais seguro, com mais espaço livre e maior autonomia de bateria.

Como Utilizar o Clean Master

Em primeiro lugar temos que baixar o aplicativo Clean Master através da Play Store, o download é gratuito e você pode obtê-lo a seguir:


logo-app
Clean Master (Otimizador)
Cheetah Mobile
0   
qrcode-app

Inicie o aplicativo após sua instalação e veja na tela inicial dois medidores com informações do armazenamento ( interno e externo via cartão SD ) e da Memória RAM. Perceba que nesse exemplo estamos com mais de 80% da memória RAM utilizada, então provavelmente existem algumas coisas que podem pegar o caminho da roça e deixar o dispositivo respirar um pouco.

Tocando na opção arquivos indesejados o Clean Master mostrará byte a byte quais itens podem passar pela limpeza, como por exemplo: Arquivos temporário e Arquivos inutilizados, além dos processos que estão na memória.

limpar-cache-android-1

No final da varredura temos a quantidade exata de informações passíveis de limpeza e confira na imagem abaixo ( à direita ) que no Cache do Android temos mais de 120 MB para remover e outros tantos caches de aplicativos. Tudo que temos que fazer agora é tocar no botão “LIMPAR LIXO…”.

limpar-cache-android-2

Conforme a limpeza vai acontecendo os MBs vão diminuindo e ao final do processo o aplicativo mostra a quantidade de informações limpas em todas as ocasiões que você utilizou essa tarefa.

limpar-cache-android-3

Abaixo temos o cenário inicial apresentando pelo Clean Master e o maior ganho foi na memória RAM, portanto temos mais recursos para executar aplicativos realmente importantes no dispositivo.

limpar-cache-android-4

No quesito anti vírus temos a nossa disposição uma interface simples e muito amigável. Nesse exemplo temos um aviso de segurança sobre o histórico de navegação do Chrome e limpeza está apenas à um toque de distância.

limpar-cache-android-5

Todos os aplicativos instalados no Android são monitorados constantemente pelo Clean Master, e ele por sua vez criar uma lista com os apps que são considerados seguros. Você sempre terá uma mensagem na barra de notificações assim que instalar um novo aplicativo, recebendo informações sobre o status da segurança naquele momento.

limpar-cache-android-6

Esse aplicativo também cria um atalho para limpeza padrão em apenas um toque, esse atalho será semelhante aqueles criados ao instalar um aplicativo no Android.

Não posso deixar de destacar a categoria de privacidade desse aplicativo, pois com ele você poderá definir rapidamente se o SMS/MMS será limpo, bem como as mensagens de aplicativos utilizados com frequência ( e com informações muito pessoais ) com o Gmail, Google+, Whatsapp e todo o histórico do seu navegador.

Conclusão

Pelo pouco que usei o Clean Master posso dizer que ele faz parte da minha lista de aplicativos essenciais para Android, pois afinal de contas não é todo dia que você encontra um bom anti vírus, gerenciador de memória,  recursos de limpeza seletiva em um só aplicativo e além de tudo é gratuito.

Tenho certeza que com o Clean Master você não apagará apenas arquivos ou terá mais memória RAM no dispositivo, mas também será “obrigado” a eliminar pelo menos 2 ou 3 aplicativos que fornecem os mesmos recursos separadamente.

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (Sem votos ainda)
Loading...Loading...
17 Comentários

Faça um Comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *