Como Limpar os Dados e Caches de Aplicativos no Android

À medida que usamos nossos dispositivos o Android faz o armazenamento contínuo dos dados de aplicativos e jogos que interagimos todos os dias. Mas pode ocorrer que nesse processo seus aplicativos travem ou não funcionem como deveriam, e assim se faz necessário limpar os dados dos mesmos.

Qualquer aplicativo instalado no Android possui dados e caches, onde ambos armazenam tudo que você já realizou e também último estado antes de fechá-lo. Nesse tutorial vou ensiná-lo como é fácil limpar dados e caches de aplicativos no Android.

A primeira coisa a fazer é acessar as configurações do sistema, rolar a página e depois dar um toque sobre opção “Aplicativos”:

limpar-dados-de-apps-1

Agora temos que acessar o aplicativos que queremos limpar os dados, no meu caso escolhi o jogo Fruit Ninja, e dei um toque sobre ele para visualizar suas informações:limpar-dados-de-apps-2

Nas informações do aplicativo vemos diversos botões, mas hoje vamos focar nos botões “Limpar dados” e “Limpar cache”. Quando limpamos o cache, estamos apenas limpando dados do último estado em funcionamento, mas o nosso interesse é limpar tudo, então dê um toque no botão “Limpar dados”:limpar-dados-de-apps-3

Na sequência o Android mostrará um popup para que você confirme a limpeza total dos dados. A mensagem apresenta exatamente o que será limpo: arquivos, configurações, contas/perfis cadastrados, bancos de dados e outros.

No meu caso, se bati um recorde no Fruit Ninja, tudo isso será perdido e terei que cortar muitas frutas para acumular todos os pontos outra vez. Da mesma forma que você terá que fazer o login novamente, caso tenha zerado o aplicativo Facebook.

Lembre-se que essa medida é drástica e você só deve recorrer à ela quando o aplicativo ou game travar, ou ainda se quiser intencionalmente zerar os dados. Há também alguns casos onde você instala aplicativos de Android com versões superiores do que está no seu dispositivo, então recomenda-se fazer essa “limpa”.

Outro tipo de limpeza mais avançada é o Wipe, esse método permite que você realize otimizações parciais no sistema e também inicie a recuperação para o estado original do Android. Confira um tutorial sobre esse método em Como Fazer Wipe no seu Dispositivo Android?.

Missão dada é missão cumprida, e terminamos mais um tutorial “super complicado”… Você também vai gostar bastante do aplicativo Clean Master, pois além de poupar bastante espaço no dispositivo ele também cuida da sua privação de navegação.

Até a próxima, Droiders!

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (17 votos, média: 3,65 de 5)
Loading...Loading...
23 Comentários

Faça um Comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *