Como Mover Aplicativos para o Cartão SD no Android

A partir da versão 2.2 do Android, também conhecida como Froyo, uma nova funcionalidade muito útil foi disponibilizada aos usuários desse sistema operacional, a possibilidade de instalar aplicativos no armazenamento externo, ou seja, via cartão SD.

Nesse tutorial vamos te ensinar dois métodos, um deles explica como mover aplicativos instalados da memória interna para externa e outra permite a instalação de novos aplicativos diretamente no seu cartão de memória.

Movendo Aplicativos para o Cartão de Memória

Antes de começar é bom lembra que nem todos os aplicativos podem ser movidos para a memória externa, principalmente os nativos, mas maioria deles oferece essa alternativa. Então vamos lá:

  1. Acesse as configurações do sistema, depois toque na opção “Aplicativos”, navegue até a a aba “Todos”;
  2. Agora procure o aplicativo que desejar mover e toque sobre ele;
  3. Na próxima tela serão exibidas informações detalhadas do app, então procure pelo botão “Mover para cartão SD” ou “Mover para armazenamento USB” e toque sobre ele;
  4. Essa tarefa pode variar de tempo para ser concluída, tudo depende do tamanho do aplicativo.

Abaixo temos o exemplo com essa opção no Android 2.3 Gingerbread:

mover-apps-cartao-sd-1

A partir de uma tela acessamos o Gerenciador de Aplicativos do Android, depois escolhemos um aplicativo ou jogo, nesse caso escolhi o popular Angry Birds.

mover-apps-cartao-sd-2

Na tela do game eu apenas toco no botão para confirmar a mudança para o cartão SD. Muito fácil, não é?

Seguindo os passos acima você poderá mover um aplicativo por vez. Felizmente existem aplicativos na Play Store que permitem mover muitos aplicativos para o cartão SD de uma vez só. São eles:


logo-app
Mover para sdcard
ljmobile
0   
qrcode-app


logo-app
AppMgr III (App 2 SD)
Sam Lu
0   
qrcode-app


logo-app
ZDbox
ZDworks Co.,Ltd.
0   
qrcode-app

Agora vamos para o próximo método…

Configurando a Instalação Padrão de Aplicativos no Cartão SD

A primeira coisa agora é habilitar o USB Debugging no Android. Depois devemos configurar o Android SDK ( nesse tutorial estamos utilizando o Windows ) que pode ser baixado em http://developer.android.com/sdk/.

O Android SDK é disponibilizado em um arquivo ZIP batizado como Bundle. Você deve baixá-lo, extraí-lo em “C:\android” ( de preferência ). Agora execute o arquivo “SDK Manager.exe”, esse executável permitirá que você instale os softwares necessários para se conectar com seu Android.

Na tela que será exibida, marque o checkbox da pasta “Tools” e depois marque apenas a opção “Google USB Driver” e depois no botão “Install … packages..”.

android-sdk-tools android-sdk-extras

O download desses softwares podem variar de acordo com sua conexão com a internet, mas geralmente leva poucos minutos. Confirme sempre qualquer janela que aparecer, clicando sempre em “Yes”.

Conecte seu dispositivo Android no PC a partir do cabo USB. Se você ainda não instalou os drivers, o Windows se encarregará disso, mas se por algum motivo eles não forem encontrados automaticamente você pode fazer a pesquisa local no diretório “C:\android\sdk\extras\google\usb_driver”.

Obs.: Aqui no blog já publicamos um artigo com os populares Drivers Android USB, esses softwares também são muito úteis nesses casos.

Os drivers estão ok? Então abra uma janela do Prompt de Comando e acesse a pasta “C:\android\sdk\platform-tools” e digite o adb devices para conferir se seu dispositivo estava devidamente conectado no PC.

Esse comando retornará uma lista de dispositivos conectados, teremos apenas um e o serial do mesmo será mostrado no prompt. Agora devemos inserir mais um comando que é o adb shell pm setInstallLocation 2 e pronto, a partir de agora todo aplicativo será instaldo direto no cartão de memória (desde que o app seja compatível com essa funcionalidade).

Essa configuração pode ser facilmente revertida, para isso é só inserir o comando adb shell pm setInstallLocation 0. Assim os novos aplicativos serão sempre instalados na memória interna do smartphone ou tablet.

A única contra indicação desse tutorial é que os aplicativos instalado no cartão SD ficarão indisponíveis quando você conectar o dispositivo no seu PC, mas se você tiver root, é possível evitar esse inconveniente com a instalação de apps de terceiros.

Não há ganhos ou perdas de performance ao instalar aplicativos no cartão SD, mas a dica é sempre manter o apps de sistemas na memória interna e o restante pode ser movido para a memória externa.

Dica Extra: Mesmo concluindo esse tutorial perfeitamente, muitos usuários se deparam com o erro de espaço para armazenamento insuficiente, nesse caso siga outros dois tutoriais, um sobre liberar espaço e cache e resolução do erro de espaço insuficiente.

E aí, aprendeu mais uma dica sobre o robozinho verde? Faça um comentário…

Até a próxima!

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (4 votos, média: 2,25 de 5)
Loading...Loading...
70 Comentários

Faça um Comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *