Como Ocultar Álbuns de Fotos e Vídeos no Android

A privacidade é uma das principais preocupações de quem tem um dispositivo móvel, visto que temos fotos, vídeos, e-mails e outros arquivos particulares em mãos e podemos perdê-los de uma hora para outra. Mesmo que você não seja roubado pode ocorrer de uma criança ou colega engraçadinho do trabalho pegar seu smartphone e ver todos os seus álbuns sem autorização.

Pensando nisso vamos te ensinar como ocultar álbuns de fotos e vídeos no Android. Nesse tutorial vamos utilizar dois métodos: o primeiro via gerenciador de arquivos e o segundo através de aplicativos gratuitos que, além de oferecer mais recursos para os seus álbuns também oferece métodos práticos para proteger os mesmos. Então vamos lá…

Método #1 – Ocultando Fotos e Vídeos por Gerenciador de Arquivos

Para concluir esse método será necessário ter um aplicativo de gerenciamento de arquivos ( Sério?! ). Nesse tutorial vamos utilizar o ES Gerenciador de Arquivos, mas você pode usar o Astro ou qualquer um de sua preferência.

Geralmente as fotos são armazenadas na pasta sdcard ou DCIM/Camera. Então inicie o gerenciador de arquivos e navegue até a pasta de fotos.

ocultar-fotos-videos-android-1

Na pasta de fotos temos que criar uma pasta oculta, nela serão armazenadas as fotos e vídeos que você precisa. Para criar a pasta oculta toque em “Novo” como sinal de “+” acima dele. Depois escolha um nome para a nova pasta, mas coloque um ponto “.” na frente do nome que escolher ( esse é o pulo do gato para ocultar seus arquivos ).

ocultar-fotos-videos-android-2

Assim que você tocar em “OK” a pasta oculta será criada e naturalmente você não verá a mesma. Para visualizar as pastas ocultas você deve acessar o menu do ES que fica no topo superior esquerdo ( com três barras horizontais empilhadas ), depois toque em “Ferramentas”, role o menu até encontrar a opção “Mostrar ficheiros oculto” e toque nessa opção para habilitá-la.

ocultar-fotos-videos-android-3

Repare que agora a pasta oculta está sendo exibida normalmente. Agora é só mover os arquivos que desejar para dentro dessa pasta, assim eles estarão visíveis quando alguém abrir seus álbuns de fotos. A partir de agora você só poderá visualizar suas fotos a partir do gerenciador de arquivos.

ocultar-fotos-videos-android-4

Por mais que esse seja um método simples, saiba que existem outras formas de ocultar suas fotos com mais praticidade, continue lendo e confira o segundo método que preparamos.

Método #2 – Ocultando Fotos e Vídeos por Aplicativos

Acredito que esse seja o método mais prático para ocultar seus álbuns no Android. Por isso separamos 4 aplicativos gratuitos e muito interessantes para agilizar essa tarefa no seu dispositivo. Vamos à eles:

Gallery Plus

O Gallery Plus talvez seja aquele que conta com mais funcionalidades para gerenciar e ocultar fotos no Android. Entre os principais recursos estão:

  • Filtro para selecionar fotos ou vídeos;
  • Múltiplas seleções;
  • Backup na Nuvem;
  • Oculta uma foto ou uma galeria/álbum por completo;
  • Permite que outros aplicativos possam usar suas funcionalidades para ocultar fotos e vídeos;
  • Permite escolher entre o armazenamento interno e externo antes de ocultar;
  • Ocultamento automático a partir uma foto que acabou de tirar;
  • O usuário pode escolher uma senha de bloqueio aos álbuns.

logo-app
Hide Pictures - Gallery Plus
AppPlus.Mobi
0   
qrcode-app

QuickPic

O QuickPic é uma das principais escolhas para quem não deseja utilizar o aplicativo padrão Galeria ou Fotos no Android. Esse aplicativo é considerado um dos mais rápidos para gerenciar fotos, podendo listar mais de 10.000 imagens em menos de 2 segundos.

Não importa se está usando um smartphone ou tablet, pois o QuickPic é otimizado para ambos. Ele a funcionalidade de proteção por senha individual ou por galeria, além de trabalhar muito bem como Google Drive, Dropbox, OneDrive e Flickr. E também não exibe um anúncio ao usuário.


logo-app
QuickPic Galeria
Cheetah Mobile Cloud (NYSE:CMCM)
0   
qrcode-app

KeepSafe

O KeepSafe tem como base a classificação pública ou não-pública de suas fotos, tem uma funcionalidade interessante chamada “Falso PIN”, esse recurso engana uma pessoa que digita uma senha qualquer para desbloquear o aplicativo e você define quais são as fotos “de verdade” que o intruso verá.



Vaulty

O Vaulty também é um popular protetor de fotos, trabalha com categoria privada ou pública nos álbuns, assim como os aplicativos anteriores ele oferece proteção por senha e destaque está na funcionalidade de tirar uma foto de alguém que tenta adivinha sua senha e visualizar suas fotos.


logo-app
Hide Pictures in Vaulty
Squid Tooth LLC
0   
qrcode-app

Conclusão

O primeiro método desse tutorial é indicado para quem não tem tanta preocupação com a segurança de suas fotos, ou seja, indicamos aplique-o em situação temporárias ou para que as crianças não apaguem uma foto importante quando estiverem com seu smartphone em mãos.

Agora o segundo método é perfeito para quem precisa usar a palavra privacidade à risca e independentemente do aplicativo que escolher, saiba que suas fotos e vídeos estarão bem mais seguros da próxima vez que alguém quiser vasculhar onde não deveria. Essas são as dicas de hoje, mas fique à vontade para sugerir outros métodos ou aplicativos para realizar essa mesma tarefa.

Dica Extra: Se você não conseguir utilizar nenhum método acima, talvez ache mais interessante proteger seus aplicativos por senha no Android.

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (Sem votos ainda)
Loading...Loading...
10 Comentários

Faça um Comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *