Como Ocultar seu Wifi dos Serviços de Localização do Google

Essa dica está fortemente relacionada com o Android em si, e como também estamos falando do Google, acredito que uma informação extra nunca é demais. Não sei se você já sabe, mas o Google possui diversas bases de dados para aprimorar seus serviços de localização, e uma das bases está na coleta de informações de redes Wifi.

A informação que temos é que o Google não coleta dados apenas de hotsposts contidos nos espaços públicos, as redes domésticas também fazem parte dessa “varredura”. Você pode simplesmente confiar que o Gigante das Busca só pega aquilo que é devido ou se protejer desse “bisbilhoteiro”.

Para previnir esse uso não autorizado do seu Wifi basta apenas uma simples configuração seu roteador. A mudança consiste no SSID (nome escolhido por você), e você só precisa acrescentar o sufixo _nomap no nome dessa rede, por exemplo: o meu Wifi tem o nome de EscolaAndroid, para bloquear o mapeamento por parte do Google eu devo renomear minha rede para EscolaAndroid_nomap.

Realizado a mudança, você deve reiniciar seu roteador e fazer um trabalhinho extra: conectar seu Android e outros dispositivos na casa que utilizam o Wifi para se conectar a internet. Sei que isso pode ser um incômodo já que hoje temos uma monte de gadgets espalhados pela casa, mas penso pelo lado bom: a partir de agora o Google não vai mais utilizar sua localização “de graça” para qualquer finalidade.

Bom é isso, anotou a dica? Achou útil? Então me pague um café e seja feliz!

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (Sem votos ainda)
Loading...Loading...
1 Comentário

Faça um Comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *