Como programar para Android

O que não é mais novidade para ninguém é que a plataforma Google Android é hoje uma das mais usadas em dispositivos móveis – principalmente telefones celulares.
Para os desenvolvedores de software, a plataforma trouxe consigo um interessante nicho de mercado que é o desenvolvimento de aplicativos para ela.

Nesse artigo você vai aprender um tutorial que irá contemplar os principais pontos dessa área, através do desenvolvimento iterativo de uma aplicação de exemplo.

Começando a programar para Android, o que é preciso?

programar-para-android

Como programar para Android

Tudo que é preciso na verdade é uma ideia, força de vontade de aprender e saber programar em Java. Você não necessita de um hardware (telefone) para isso. A grande maioria dos testes pode ser feito no emulador!

Além do mais o Android é uma plataforma de código aberto e o desenvolvimento de programas é amplamente incentivado pelo Google (e pela Motorola, como vamos ver no final do post).

A primeira coisa a fazer é montar seu ambiente de desenvolvimento. Ou seja, montar o ambiente padrão fornecido pelo Google. Para isso, você precisará seguir os seguintes passos:

  1. Instalar o Eclipse ( www.eclipse.org )
  2. Instalar o Android SDK ( developer.android.com/sdk )
  3. Instalar o ADT Plugin ( developer.android.com/sdk/eclipse-adt.html )

Para as pessoas que estão familiarizadas com o Eclipse ou ao Netbeans, facilmente se adaptará ao Android Studio. Para os novatos, vão ver que também é simples. Lembre-se que o sucesso de um programador começa inicialmente por dominar o IDE de programação.

O Android Studio está disponível para Windows, MacOS e Linux. Para descarregaram a vossa versão, basta que acedam à página do projecto aqui.

Em alguns sistemas Windows, caso o java nao seja detectado, é importante que criem uma variável de ambiente para essa finalidade. Para isso basta ir as propriedade do “Meu Computado” > Propriedades > Propriedades Avançadas e depois aceder ao separador Variáveis de ambiente. e criar uma variável de ambiente do seguinte tipo:
JAVA_HOME
C:\Program Files\Java\jdk1.7.0_21.

Como criar o primeiro programa em Android

Para criar o seu primeiro programa, você deve seguir os seguintes passos:

Após instalar o Android Studio, basta executar o mesmo e em seguida escolher New Project.
Identifique o nome da aplicação . O modulo name, package name e project location são automaticamente preenchidos (o utilizador pode sempre mudar a informação para esses parâmetros).

programando-android-01

Assim como também existem a possibilidade de indicarem para que versão do Android vão programar. Para este exemplo vamos considerar que vamos programar para o Android 4.4 (target SDK) mas com suporte desde o Android 2.2 (minimum required SDK).

programando-android-02

Feito isso agora escolha do ícone

Escolha do ícone e parametrizações do mesmo

Escolha do tipo de atividade

programando-android-03

Feito isso, em seguida escolhemos o modelo da atividade. Para isso vamos escolher blank activity que irá criar uma aplicação simples, sem qualquer modelo de navegação definido (este ponto é definido no passo seguinte, em additional Features).

programando-android-04

Agora indicamos o nome para a atividade e também o nome para o layout.

Feito isso, basta esperar uns segundos ate que seja criada a estrutura da nossa aplicação.

programando-android-05

Logo após de termos a estrutura disponível, vamos ao projeto criar e dentro de PplwareApp > src > main > res > values > Strings alterarmos o “Hello World” para “Hello nome da aplicação que você escolheu”.

E finalmente, basta carregar em Start para executar o emulador ou então descarregar a aplicação para um dispositivo real.

Após aprender a programar, está na hora de atualizar seu currículo. Veja currículos prontos e inspire-se e faça o seu e prepare-se ao sucesso, pois hoje em dia quem programa em Android, está escolhendo onde trabalhar.

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (Sem votos ainda)
Loading...Loading...

Faça um Comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *