Como reduzir consumo de dados no Chrome no Android

Você já deve ter notado que, quando você usa a internet móvel 3G ou 4G, possui limites consideráveis de tráfego, fazendo com que muitas vezes você perca quase todo o consumo diário quando navega por aplicativos como o Google Chrome. O usuário brasileiro conhece muito bem este tipo de inconveniente. Isso porque o navegador precisa carregar imagens, textos, links e muitos outros conteúdos que pioram e exigem muito de sua conexão.

Há várias formas de economizar um pouco esse tráfego de dados, e algumas delas com consequências negativas, nem sempre eficientes para que você consiga passar mais tempo on-line. Vamos ver agora uma técnica que tem se mostrado bastante assertiva na otimização do tráfego de dados, quando o sistema operacional é o Android.

Passo a passo – Como reduzir consumo de dados do Chrome no Android

Veja o passo a passo para reduzir o consumo de dados do Chrome:

  • No Android:

Acesse o Google Chrome para Android, clique no ícone de opções (os três pontos na vertical que ficam ao lado da barra de endereços) e siga para “Configurações”. Clique na opção “Economia de dados” e marque a caixa correspondente.

  • Nos iOS e desktop:

Acesse o Google Chrome para iOS, clicando no ícone de opções e vá em “Configurações”. Depois, acesse o item “Largura de Banda” e depois ative a “Economia de Energia”.

Para desktop, baixe uma extensão chamada Economia de dados (Beta). Esta opção só irá funcionar se você for utilizar conexão compartilhada via tethering com o gadget.

Mudando a navegação

Fazendo este procedimento acima, os arquivos serão comprimidos antes que cheguem ao seu aparelho, economizando o consumo de dados, mesmo que seja minimamente. O tráfego passará por vários servidores da Google antes e isso pode causar inconvenientes, como a redução da qualidade de certas imagens, como é o caso do Google Maps ou de recursos de localização semelhantes.

Outro inconveniente diz respeito à segurança, já que o desvio de tráfego pode ser considerado por alguns uma invasão de privacidade. Sites HTTPS ou navegados de forma anônima não permitem este tipo de compactação de dados. Para conferir “Economia de dados”, consulte o gráfico que mostra quantos MBs foram poupados do seu 3G ou 4G diretamente no seu aparelho.

Outras dicas que podemos citar são:

  • Utilize as redes wi-fi disponíveis sempre que possível – não tem porque você gastar o seu plano à toa.
  • Nem tudo o que está à disposição para baixar vale a pena. Seja seletivo – isso vale para músicas, fotos e vídeos esporádicos.
  • Assim como os download consomem muito do tráfego e do plano do aparelho, os uploads também. Seja consciente.
  • Há certos utilitários que consomem muito mesmo – como os serviços streaming, por exemplo, o Spotify, que a 320 Kbps irá devorar 133 MB de dados por hora. neste caso, reajuste as configurações se quiser usar este recurso.
  • Priorize a sua comunicação por mensagem – ao invés de vídeo e fotos. É mais econômico quanto ao tráfego de dados.
  • Prefira os aplicativos sem publicidade.
  • Desative a sincronização automática. Para isso, abra o menu “Configurações > Uso de dados > Menu > Sincronização automática dos dados”.

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (Sem votos ainda)
Loading...Loading...

Faça um Comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *