Como Remover Aplicativos de Operadoras no Android

Atualmente, você provavelmente encontrará pelo menos um ou dois modelos de smartphones nas principais fabricantes e também vai se deparar com inúmeras customizações no sistema operacional, bem como aplicativos que à primeira vista parecem ser impossíveis de remover.

Tais aplicativos são conhecidos como aplicativos de operadoras e isso faz parte de um acordo comercial entre os fabricantes, e claro, as operadoras de telefonia. Mas espere um pouco, onde é que você entra nessa história? Pois é, tem gente que não liga, mas a maioria dos usuários não quer que um ou mais aplicativos permaneçam nos dispositivos que compraram.

Se você faz parte da maioria, sabia que está no lugar certo, pois hoje vou ensiná-lo como remover aplicativos de operadoras no Android e final desse artigo você se sentirá mais leve…

Pré-requisitos para Desinstalar Aplicativos de Operadoras

Em primeiro lugar vamos precisar que o usuário root esteja habilitado no Android, se você ainda não tem essa liberação, confira esse tutorial e esse também, só depois continue seguindo nesse tutorial.

Assumindo que você já tem root habilitado, agora temos que instalar o aplicativo Titanium Backup, esse app pode ser baixado gratuitamente na Play Store:


logo-app
Titanium Backup ★ root
Titanium Track
0   
qrcode-app

A versão Pro do aplicativo oferece recursos adicionais bem bacanas, como a possibilidade de sincronizar seus backups com os serviços Dropbox, Box e Google Drive.


logo-app
Titanium Backup PRO Key ★ root
Titanium Track
US$5,99   
qrcode-app

Atenção: o blog da Escola Android não se responsabiliza por qualquer dano ao seu dispositivo ao executar os procedimentos contidos nesse artigo. Portanto faça-o por sua própria conta e risco!

Na sequência vamos iniciar o aplicativo e desconsidere todos os avisos e promoções até visualizar a tela principal que exibe as abas “Visão Geral”, “Backup/Restauração” e “Agendamentos”.

Agora acesse a aba “Backup/Restauração” e role a lista até encontrar o aplicativo da operadora que deseja remover, no meu caso o dito cujo é o aplicativo “Meu TIM”. O passo seguinte é tocar nesse app para visualizar mais opções.

remover-aplicativos-de-operadoras-android-1Na tela de informações você deve tocar na opção “Desinstalar!” e se aparece um mensagem, confirme-a para concluir a desinstalação do aplicativo.
remover-aplicativos-de-operadoras-android-2 A partir desse momento o Titanium Backup vai se encarregar do aplicativo indesejado e ao final do processo você verá apenas o nome do pacote do aplicativo. E pronto diga adeus ao intruso!

remover-aplicativos-de-operadoras-android-3

Você pode repetir esse procedimento para qualquer aplicativo de operadora, mas tome cuidado para não apagar aplicativos de sistema. O usuário root te dá muitos poderes, mas é preciso saber usá-los!

Gostou da dica? Conhece outro método para se livrar dos aplicativos de operadoras? Comente e deixe sua opinião!

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (2 votos, média: 3,50 de 5)
Loading...Loading...
4 Comentários

Faça um Comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *