Android para Iniciantes – Como Descobrir a Versão do Android

Assim como no Windows, Linux e Mac OS, há também no Android uma dúvida constante entre os usuários sobre qual é a versão do sistema operacional que está instalado em um smartphone ou tablet. Nesse tutorial vamos ensiná-lo como descobrir a versão do Android e para que ela serve.

Conhecer a versão do Android pode te ajudar em diversas questões, entre elas podemos citar:

  • Por que um determinando aplicativo ou jogo não executa no meu dispositivo?
  • Compatibilidade com Acessórios.
  • Funcionalidades Nativas (principalmente serviços do Google).
  • Informação base para habilitar o Root no Android.

Felizmente, essa é uma tarefa muito simples e com poucos toques você poderá conhecer qual a versão atual do Android no seu dispositivo. O primeiro passo é acessar as configurações do seu telefone e na sequência vá rolando a página até encontrar a opção “Sobre o telefone” (ou “Sobre o tablet”) e clique nela.

Você provavelmente verá a informação “Versão do Android” na página seguinte, mas se ainda não vê, é provavelmente que tenha que clicar em outra opção antes disso, essa opção extra normalmente é chamada de “Informações sobre o software”, veja abaixo um exemplo:

Obtendo a Versão do Android

Perceba que no meu caso a versão do Android é a 4.4, ou seja, é o Android KitKat, sendo essa a versão mais recente do robozinho verde. Se você não está familiarizado com esse nome, saiba que as principais são Froyo (2.2), Gingerbread (2.3), Honeycomb (3.0), Ice Cream Sandwich (4.0) e Jelly Bean (4.1, 4.2 e 4.3).

Não sei quanto à você, mas eu gosto sempre de acompanhar a distribuição das versões do Android pelo mundo. Dê uma olhadinha nesse gráfico e confira em qual faixa de usuários você está incluído.

Mais do importante do que conhecer esses nomes é saber o número da versão, pois no Google Play você pode confirmar se um aplicativo é ou não compatível com seu dispositivo. Se por algum motivo não há atualizações oficiais do seu fabricante, você pode optar por uma Custom ROM e assim ter acesso as versões mais novas do Android.

Não tem erro, mas você sabe que se a dificuldade surgir, nós da Escola Android estamos aqui para ajudar…

Até a próxima!

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (Sem votos ainda)
Loading...Loading...

Faça um Comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *