Como Transferir Arquivos entre Dispositivos Android e PCs

É comum usar um cabo USB quando queremos copiar músicas, fotos e vídeos para um dispositivo Android. O problema é que essa tarefa pode ser repetitiva, cansativa e em muitos casos você ficará frustado por esquecer o cabo em caso no momento que mais precisa.

Nesse tutorial vamos ensiná-lo como se librar dos cabos e transferir arquivos do PC para o Android ( e vice-versa ) através de uma Rede Wi-Fi e sem ter root habilitado no dispositivo. Vamos começar pela instalação do aplicativo Air Droid, disponível gratuitamente na Play Store:


logo-app
AirDroid - Android on Computer
SAND STUDIO
0   
qrcode-app

Ao iniciar o AirDroid você verá dois endereços para acessar no PC, um deles é exibido a partir da rede local e outro através de um atalho criado pelo próprio aplicativo. A conexão entre o Android e o PC pode ser feita por um Conta do Google, Facebook, Twitter e também por QR Code:

air-droid-login

Na imagem acima vemos a tela de login ao acessar o endereço web.airdroid.com e abaixo vemos o aplicativo em execução no Android:

air-droid-app

Na tela principal do AirDroid você verá informações importantes do dispositivo, como por exemplo: modelo, versão do Android e firmware, espaço da memória interna e externa. Há também uma barra inferir que mostra o nível de bateria, status da rede, etc.

Também existem ícones para instalar apps, enviar arquivos, fotos (inclusive screenshoots) e vídeos ao dispositivo, acesso à agenda de contatos:

air-droid-info

Abaixo temos a lista de contatos do Android, onde é possível visualizar, alterar e até excluir um contato por essa interface web.

air-droid-contatos

As fotos no seu dispositivo pode ser visualizadas em miniaturas e podemos baixá-las para o PC marcando-as no checkbox do canto inferior esquerdo de cada imagem. Na mesma tela de fotos há um botão “Enviar” no topo, permitindo que você envie fotos do PC para o Android:

air-droid-fotos

O gerenciamento de aplicativos/games é muito prático, pois além de listar tudo que você tem no dispositivo, também permite que você instale novos apps pela Play Store ou realize a instalação de aplicativos via APK.

air-droid-aplicativosPor fim, temos o gerenciador de arquivos que apresenta tudo aquilo que está armazenado no dispositivo, sendo muito semelhante ao que você vê no Windows quando conectar o cabo usb no Android.
air-droid-arquivosNo AirDroid você pode fazer praticamente tudo no seu Android, tornan-se um usuário indepedente dos fios, drivers e outros recursos. Essa ferramenta serve muito bem para você fazer uma limpeza (de arquivos) de rotina no dispositivo.

Na minha opinião, a grande vantagem desse aplicativo é poder gerenciar o Android em alto nível, podendo deixar o smartphone de lado e mesmo ter facilidade de acessar suas fotos e informações importantes no dispositivo.

E para finalizar… Também é possível utilizar seu dispositivo como um servidor de arquivos, proxy ou banco de dados.

Espero que tenha gostado da dica. Até a próxima!

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (12 votos, média: 5,00 de 5)
Loading...Loading...
2 Comentários

Faça um Comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *