Como Transformar seu Cartão SD em Memória Interna

Quando decidimos por adquirir um dispositivo Android temos inúmeras opções de marcas, modelos e preços para escolher, mas além desses principais fatores existe outro item determinante em nossa escolha, estamos falando do armazenamento interno e armazenamento externo via cartão SD.

De um lado temos dispositivos com 8 GB, 16 GB ou até 32 GB de armazenamento interno, mas que não oferecem slot para leitura de cartões SD, e do lado oposto temos dispositivos com as mesmas capacidades, porém com a possibilidade de usar cartões SD de até 64 GB ( que somado ao armazenamento interno pode chegar até em 80 GB de espaço ).

O problema é que nem todos os aplicativos Android podem ser movidos para o cartão SD, ou seja, devem ser instalados diretamente na memória interna. Agora imagine o cenário em que o armazenamento interno deve gerenciar o Sistema Operacional, cache e ao mesmo tempo lidar com jogos de 200 MB, 500 MB ou até superiores à 1 GB.

E se houvesse uma maneira de configurar a memória externa para ser reconhecida como memória interna no Android?

Sim, há um método, porém você terá que habilitar o root no seu dispositivo, se não tiver habilitado, siga um dos tutoriais abaixo:

Nós da Escola Android não nos responsabilizamos por qualquer perda de dados ou dano no dispositivo, pois os procedimentos desse artigo exigem conhecimentos técnicos ( mesmo que mínimos ), siga em frente por sua própria conta e risco!

Assumindo que você já tem root no seu Android, faça a instalação do aplicativo Root External 2 Internal SD pela Play Store:


logo-app
App Name
Developer
Free   
qrcode-app

Ao iniciar o aplicativo confirme as permissões de root e também a mensagem posterior com “Warning!”, basta tocar no botão “Go”, assim você irá direto para a página de configurações:

armazenamento-externo-para-interno-1

Nas configurações você deve marcar as opções “Send rescan”, “Use per default” e se aparecer a opção “Default SGS3 Roms” também marque-a.

Ainda nessa tela, toque na opção “View the different devices”, e ao tocar nessa opção serão adicionadas mais opções na tela. Agora role a página para visualizar o que foi adicionado.

Em seguida procure a primeira opção que termina com um número. No meu caso apareceu “/dev/block/dm-0”, mas para pode ser algo totalmente diferente, porém com um número no final. Toque na opção, normalmente não aparece nenhuma mensagem de confirmação.

armazenamento-externo-para-interno-4

Depois toque na aba “Main” ou toque em voltar no Android para prosseguirmos com as configurações necessárias.
armazenamento-externo-para-interno-2

Na aba “Main” você deve marcar a opção “At boot”, assim o aplicativo terá permissões para juntar o armazenamento interno e externo toda vez que o Android iniciar. Por fim, basta tocar no botão “External > Internal” para habilitar o serviço, se tudo correr bem, você receberá uma mensagem de “Swap done”.armazenamento-externo-para-interno-3

Dica Extra: Se reparar que seus dados sumiram após o processo, basta desmontar e montar novamente seu cartão SD e verifique qual o tamanho atual do armazenamento interno. Para reverter todo o processo, basta desinstalar o aplicativo e depois faça uma formatação comum no cartão SD.

E é isso pessoal, a partir de agora seu dispositivo verá apenas um armazenamento na hora instalar aplicativos e jogos no seu Android.

Gostou da dica? Conhece outro hack interessante? Comente suas opiniões e compartilhe mais informação!

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (31 votos, média: 3,97 de 5)
Loading...Loading...
142 Comentários

Faça um Comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *