Como Utilizar seu Smartphone Android como WebCam

Quem tem um smartphone com Android sabe muito bem que não carrega nas mãos apenas um dispositivos faz e recebe ligações telefônicas, visto que é possível usá-lo como servidor web e pendrive sem fios. Entre esses recursos existe outro que poucos conhecem que é utilizar o smartphone Android como WebCam.

Além de simples, esse tutorial também necessita de root para funcionar perfeitamente. A primeiro passo é fazer o download do aplicativo DroidCam, pois esse é o app mais utilizado e baixado da Play Store, contando com uma versão de baixa resolução e outra Pro com recursos extras como a gravação em 720p HD. Nesse artigo vamos utilizar a primeira versão:


logo-app
DroidCam Wireless Webcam
Dev47Apps
0   
qrcode-app


logo-app
DroidCamX Wireless Webcam Pro
Dev47Apps
US$4,00   
qrcode-app

Ao executar esse aplicativo ele automaticamente inciará o serviço de webcam no seu dispositivo, se você estiver conectado em uma rede Wi-Fi, certamente verá um número de IP e uma porta semelhante ao exemplo abaixo:

droidcam-1

Agora temos que instalar e configurar o software cliente no PC. O DroidCam funciona tanto para Windows como para Linux ( utilizei o Ubuntu nesse exemplo ), você deve fazer o download de acordo com o seu sistema operacional antes de prosseguir nesse tutorial.

A partir desse momento estou assumindo que você já tem o DroidCam instalado no PC. Portanto inicie o software para visualizar a tela de conexão com o Android.

droidcam-2

Repare que na imagem acima temos diversos tipos de conexão, escolhi pelo WiFi/LAN, mas você pode usar o Bluetooth e USB ( aqui precisará dos drivers do Android específicos para o seu modelo de smartphone ). No campo Phone IP você deve informar o mesmo IP que aparece no seu smartphone, bem como o mesmo número da porta e para concluir é preciso clicar no botão “Connect”.

Se tudo correr bem, você já verá seu smartphone capturando o vídeo no seu ambiente. E agora você já tem um webcam sem fio em mãos, veja na imagem abaixo que já posso utilizar essa webcam no Hangouts do Google, na lista de câmeras eu seleciono Loopback video device, mas também é possível que apareça outro nome como DroidCam Source, por exemplo.

droidcam-3

A qualidade da transmissão do vídeo dependerá de dois fatores, o poder de processamento do seu dispositivo ( e câmera que possui ) e a velocidade de conexão do seu plano de internet. Eu utilizei o Moto X e funcionou de primeira e certamente funcionará com você, pois o DroidCam é compatível com todos os dispositivos a partir do Android 2.1 Eclair.

Para finalizar  a webcam basta clicar no botão Stop do DroidCam no PC e depoius feche o aplicativo no Android. E bom lembrar que não existe limitação no uso do aplicativo, ou seja, é possível manter dois smartphones ou tablets conectados no computador, permitindo ao usuário escolher qual câmera utilizar no Skype, Hangouts ou outro serviço que transmita vídeos.

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (Sem votos ainda)
Loading...Loading...

Faça um Comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *