Como Visualizar Aplicativos e Serviços que Gastam Mais Bateria

Mesmo com a evolução que os smartphones passaram nos últimos anos ainda há um fator que se apresenta determinante na hora de comprar um dispositivo Android, estamos falando da bateria.

Atualmente existem diversos modelos de smartphones e tablets no mercado, cada um com uma versão diferente do Android (e muitas com customizações de fabricantes e operadoras) e baterias de diferentes tamanhos e capacidades.

É claro que o esse componente é mais importante no aspecto autonomia, mas o software contido no dispositivo também é um fator fundamental, para que um dispositivo tenha horas e horas de utilidade.

Podemos citar dois dispositivos de médio e grande porte (se é que se pode classificar smartphones pelo porte, não é?), que são: Moto G e Moto X. A proposta de ambos é que o software aproveite ao máximo o hardware disponível, proporcionando uma experiência agradável, com ótima performance e consumo de bateria satisfatório.

Pois bem, acabamos fungindo um pouco do assunto, visto que o assunto é visualizar os aplicativos e serviços que mais consomem bateria no Android, e também vamos te ensinar como economizar energia com alguns toques.

Vamos conferir então como visualizar o consumo de bateria no dispositivo. Acesse as configurações do sistema, role a página e ao encontrar a opção “Bateria” dê um toque sobre ela:

visualizar-consumo-de-bateria-1

Veja na imagem acima que três primeiros da lista são os serviços que mais consomem energia. Quanto ao primeiro, o Sistema Android, não existem ações diretas a se tomar, mas quanto a segunda (Wi-Fi) e a terceira (Tela) podemos configurá-las diretamente, no caso do Wi-Fi, podemos habilitá-lo por demanda, veja o tutorial Wi-Fi Matic Desabilita o Wi-Fi em Lugares Desconhecidos.

Quanto a tela, podemos alterar a intensidade do brilho, podendo até configurar esse brilho para que ele trabalhe de forma automática, basta acessar as configurações do dispositivo e depois dar um toque em “Tela”.

Voltando para a nossa análise, ainda temos outra opção muito útil para poupar energia. Na imagem abaixo é apresentada a opção “Economia de bateria” e ao tocá-la o Android exibe um popup informativo, para habilitar essa economia é só clicar na chave à frente da opção:

visualizar-consumo-de-bateria-2

Nas telas acima nós vimos que é possível visualizar o consumo de bateria e tomar iniciativas para diminuir isso, mas se na lista tiverem destaque aplicativos ou games ao invés da tela, wi-fi e sistema, você pode tomar outra atitude, como hibernar aplicativos, por exemplo.

E então, você conhece outras dicas para economizar bateria no Android?

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (Sem votos ainda)
Loading...Loading...

Faça um Comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *