Devo ou Não Habilitar o Root no meu Android?

O Sistema Android é baseado em um Kernel Linux, isso significa que ele trabalha com os mesmo níveis de Segurança/Permissões para usuários, arquivos e funcionalidades. Quando um dispositivo sai de fábrica, ele sai com algumas limitações, que são impostas pelos fabricantes por uma questão de segurança e estabilidade do Sistema Operacional.

Mas para que você precisa do Usuário Root?

Por muitas razões, mas vamos listar as principais:

  • Possibilidade de Instalar ROMs Customizadas, como por exemplo: CyanogenMod e MIUI.
  • Instalar aplicativos que acrescentam mais funcionalidades ao dispositivo, como por exemplo: Remover ou substituir aplicativos nativos.
  • Fazer Overclocking (Aumentar ou Otimizar a Performance do Hardware do Dispositivo).

É ilegal liberar o Usuário Root?

Não, não é! O dispositivo é seu, o Android/Linux são sistemas Open-Source (código-fonte aberto), ou seja, você pode fazer o que quiser, mas sobre a sua própria responsabilidade. Então é aí que entra a questão da garantia.

Perco a garantia do meu dispositivo com o Root?

Como já citamos acima, ao liberar o root, você pode fazer overclocking, ou seja, realiza um ou mais procedimentos que fazem o dispositivo operar na potência máxima do hardware, por isso você pode enfrentar problemas ao apresentar um dispositivo “rooteado” para o fabricante (verifique o manual).

Felizmente, o procedimento do Acesso Root pode ser desfeito, deixando seu dispositivo com as mesmas configurações de fábrica. Mas lembre-se, a fabricante sabe diferenciar se a falha sempre esteve lá ou se foi ocasionada por mau uso do dispositivo.

Bem, isso é uma decisão que varia de usuário para usuário, alguns logo após colocarem as mãos em seus dispositivos já liberam o acesso root principalmente para instalarem ROMs Customizadas, outros preferem deixá-los intactos como saíram da loja e ficam aguardando por atualizações de software disponibilizadas somente pela Fabricante/Operadora.

Bom, hoje foi só uma pequena apresentação sobre liberar ou não o acesso root do seu Android.

Quem se interessou pelo assunto e quer realizar o procedimento no seu aparelho, saiba que publicamos no blog um tutorial para liberar o acesso root e dar todo o poder digno de um Android para seu equipamento realizar as tarefas que você nem ao menos imaginava que ele fosse capaz.

Mas afinal você faria ou já fez a liberação do acesso root do seu smartphone ou tablet? Se sim, qual motivo levou a tomar essa decisão?

Deixe sua opinião nos comentários e vamos colaborar com aqueles que ainda tem alguma dúvida se vale ou não a pena esse procedimento.

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (4 votos, média: 4,25 de 5)
Loading...Loading...
73 Comentários

Faça um Comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *