Como Solucionar “Espaço para Armazenamento Insuficiente”

Muitos usuários já se depararam com a mensagem de erro “espaço para armazenamento insuficiente” ao tentar instalar um aplicativo ou jogo através da Play Store. Acontece que a mensagem geralmente aparece quando temos espaço mais do que suficiente em nossos dispositivos, mas e agora, o que fazer?

Nesse artigo vamos apresentar as principais soluções para esse problema. Portanto se nada funcionar com você ou conheça outras soluções, não deixa de compartilhar seus conhecimentos e dúvidas a gente.

Atenção: Nós da Escola Android não nos responsabilizamos por qualquer dano ou perda em dados em seu dispositivo. Siga os passos desse tutorial por sua própria conta e risco.

Solução Número #1 – Aplicativo/Serviço SNS

SNS é a sigla para o aplicativo ou serviço Social Networking Service. Este cidadão está presente principalmente na versão Android 2.3 e tem um bug no gerenciamento de memória e navegação com aplicativos de redes sociais, por isso pode apresentar a mensagem de espaço insuficiente ao instalar o WhatsApp, Facebook Messenger, ICQ ( Quem diria, ein?! ), e por aí vai…

Para resolver o problema do SNS, acesse as Configurações do Android, depois toque em “Aplicativos” ou “Aplicações”:

Espaço Insuficiente SNS - Passo 1

Agora toque em “Gerenciar Aplicações”:

Espaço Insuficiente SNS - Passo 2

Na próxima tela serão listados todos os aplicativos baixados no dispositivos, mas o nosso alvo não está nessa lista, por isso toque na aba “Todos”:

Espaço Insuficiente SNS - Passo 3

Nessa tela temos que locar o SNS, vá rolando a página até encontrá-lo, assim que se deparar com ele toque para visualizar as informações completas do aplicativo:

Espaço Insuficiente SNS - Passo 4

Agora podemos interagir com o aplicativo. Nesse ponto basta tocar no botão “Limpar dados”, assim limpamos toda sujeira e tudo aquilo que o SNS está travando no Android.

Solução Número #2 – Root (Oh My God!!!)

Como o próprio título diz, é preciso ter o root habilitado se quiser continuar. Mas não se preocupe, pois há pelo menos dois bons tutoriais aqui na Escola Android para invocar esses super poderes:

  1. Como Habilitar Acesso Root em Diversos Androids
  2. TowelRoot Libera Acesso Root em “Todos” os Dispositivos

A partir desse ponto estou assumindo que você tem o root liberado. Portanto vamos para o próximo passo. Instale um gerenciar de arquivos que tenha funções de root. Abaixo temos duas opções populares:


logo-app
Root Explorer
Speed Software
US$3,99   
qrcode-app


logo-app
qrcode-app

Navegue até a pasta /data/app e procure nela todos os arquivos com extensão .obex, esses arquivos geralmente terão o nome de um pacote de aplicativo. Apague qualquer ocorrência desse tipo de arquivo, reinicie o Android ( pelo Fast Reboot é mais fácil ) e tente fazer o download dos aplicativos que não conseguia antes.

Solução Número #3 – Seu Smartphone ou Tablet Está Realmente Cheio!

Muitas vezes a verdade dói, por isso em alguns casos os usuários instalam tantos aplicativos, tiram milhares de fotos, filmam tudo em HD e carregam todos seus álbuns favoritos que, o dispositivo certamente estará pedindo água na hora de realizar novas instalações. Eis o que você pode fazer:

  • Verificar todos os aplicativos e jogos que não usa e remova-os de uma vez.
  • Faça o backup de suas fotos e vídeos no Google+ e limpe os arquivos do dispositivo.
  • Aproveite seu cartão de memória e transfira seus aplicativos para o SD.
  • E por último: Instale aplicativos que fazem um limpeza geral no sitemas. Abaixo seguem alguns sugestões. Confira também um artigo sobre limpeza de cache no Android com o Clean Master.

logo-app
Clean Master (Otimizador)
Cheetah Mobile
0   
qrcode-app


logo-app
CCleaner
Piriform
0   
qrcode-app


logo-app
App Cache Cleaner - 1Tap Clean
INFOLIFE LLC
0   
qrcode-app


logo-app
Limpador de Memoria - Cleaner
AVG Mobile
0   
qrcode-app

Se mesmo seguindo os métodos acima você não conseguir eliminar o problema, aí teremos que seguir pelo lado negro da força:

  • Crie um backup dos seus aplicativos através do Titanium Backup ( precisa ter root ) ou faça um Nandroid Backup.
  • Depois faça um Factory Reset ( Isso irá apagar tudo do dispositivo como tivesse acabado de tirar da caixa ).
  • E comece tudo novamente, configuração do Google Account, instalação dos aplicativos, etc.

Espero que você não precise chegar ao limite, pois o primeiro e o segundo método provavelmente resolverão a maioria dos casos e você conseguirá instalar novos aplicativos no Android.

Bom, por hoje é só… Você tem algum dica extra?

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (17 votos, média: 3,12 de 5)
Loading...Loading...
191 Comentários

Faça um Comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *