GPS off-line para Viagens no Android

O Google lançou uma maneira ainda mais fácil de fazer o cache off-line do mapa do Google Maps. Há um tempo, o Google anunciou a nova versão do Google Maps for Mobile 5.0 para Android e nos dias de hoje você conta com uma nova versão que foi disponibilizada e o novo Google Maps para Android está muito melhor do que antes..


Veja abaixo as funções mais interessantes e como usá-las:

Cache Off-line dos mapas

Talvez essa seja a funcionalidade mais importante de modo que agora, o Google Maps para Android faz cache off-line automático das regiões dos mapas que você usou. Para fazer cache basta abrir o mapa que o programa já faz isso para você.

O truque principal para ter todas as ruas daquela região do mapa em cache. Aumente o zoom do mapa até o nível em que você consegue ver a parte branca das ruas menores e mova o mapa pela cidade ou região. Desta forma o Google Maps vai fazer cache desse nível de zoom que é, na verdade, o máximo já que, a partir deste nível, você consegue aumentar o zoom até o máximo.

Caso você queira limpar o cache do Google Maps para liberar espaço, basta clicar no botão de “Menu” do celular, na opção “Mais”:

Em “Configurações de Cache”:

E, por fim, clicar em “Limpar cache de mapa”.

O Google Maps mapa está com mais de 19MB de cache e várias cidades disponíveis off-line.

Maior velocidade de exibição dos mapas

O novo Google Maps é muito mais rápido durante o carregamento do mapa e também entre as transições de níveis de zoom, pois com o novo formato de imagem, o Google Maps agora não precisa ir toda hora ao servidor pegar as diferentes imagens dos diferentes níveis de zoom.

Integração com o Google My Maps

Se você planeja a sua viagem usando o Google My Maps, essa integração é de muito valor e para ver seus roteiros, clique no botão de “Camadas (Layers)” que é o segundo do topo da direita para a esquerda e uma caixinha com opções aparecerá:

Clique em “Mais Camadas” e aparecerá a opção de “Meus mapas”:

Escolha o mapa que você quer mostrar e está pronto.

Orientação do mapa de acordo com a bússola do aparelho

A opção de orientar o mapa de acordo com a bússola é muito interessante, principalmente quando você sai de um metrô ou está num local e não sabe ao certo para que lado tenha de ir.

Se você quer habilitar essa opção, basta que você clique no botão mais à direita do topo do Google Maps que ele irá procurar a sua localização através do GPS do aparelho. Uma vez encontrada, basta que você aperte novamente esse mesmo botão e ele irá rotacionar o mapa na direção que o aparelho estiver apontando.

Contudo, é necessário que seu aparelho tenha GPS e que ele também tenha uma bússola interna para que esta opção funcione.

Integração com o Street View

Para você conseguir usar o Street View nos locais disponíveis, basta que você clique e segure o mapa em alguma rua que ele irá mostrar o endereço e algumas empresas naquele local:

Clique no balão que abriu que ele mostrará as informações do local:
Caso apareça o símbolo do “Pegman” significa que o local já foi mapeado pelo Street View. Clique no botão e divirta-se com o Street View.
Caso apareça uma seta para baixo dentro de um círculo no lugar do “Pegman”, significa que há mais opções. Se houver Street View naquele local ele aparecerá na tela de mais opções.

Vale lembrar que o Street View também não é salvo no cache dos mapas.

Integração com o Google Places e Hotpot

Através do Google Maps você também conta com a opção de dizer o que você achou de um local através do Google Places (ou Google Locais). Basta clicar num local já definido do mapa ou procurar por um local e, se este local já fizer parte do Google, você poderá ler as resenhas e deixar sua avaliação.

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (Sem votos ainda)
Loading...Loading...

Faça um Comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *