Meu Smartphone ou Tablet Android Não Liga Mais!

Um smartphone ou tablet com Android geralmente tem de 3 à 4 botões físicos, e um deles é destinado apenas para ligar e desligar o Android. Mas pode ocorrer de uma hora para outra que esse botão não funcione e que você simplesmente não consiga ligar seu dispositivo.

A primeira coisa que vem a mente quando isso acontece é que seu dispositivo está quebrado. Porém isso acontece com certa frequência entre os usuários Android (e porque não dizer também no iPhone e Windows Phones da vida…), mas fique tranquilo, pois existem alternativas para ressuscitar seu dispositivo.

Segure o Botão de Liga e Desliga por Alguns Segundos ou Remova a Bateria

Muitos dispositivos eletrônicos passam por situação de “blackout”, ou seja, desligam e não dão sinais de que voltaram a ligar. Nesse tipo de situação o botão de liga e desliga não funciona, pois o dispositivo está travado.

Uma das soluções rotineiras (e na maioria dos casos é eficaz) é retirar a bateria do dispositivo, aguardar alguns segundos, colocar a bateria de volta e tentar pressionar o botão de ligar novamente.

remova-bateria-android

Esse procedimento elimina a única fonte de energia disponível (em outras palavras estamos matando o power cycle ou ciclo de alimentação), e se o seu dispositivo possibilita a remoção da bateria, o resulto tende a ser positivo.

Agora se o seu dispositivo não tem uma bateria removível, ainda assim podemos matar o ciclo de alimentação, basta apenas segurar o botão de liga/desliga por 10 segundos. Se não funcionar, mantenha o botão de ligar pressionado por um tempo maior, pois os dispositivos que não ligam em 10 segundos relatam que são necessário pelo menos 30 segundos.

Se você chegou até aqui, fez tudo certinho e manteve os dedos cruzados, o seu dispositivo provavelmente já estará ligado. Caso contrário, vamos tentar outras coisas…

Carregue seu Dispositivo

Seu dispositivo insiste em não ligar, por isso nos resta pensar no óbvio: seu smartphone ou tablet está sem energia suficiente, então pegue o cabo e procure a tomada mais próxima. Espere seu dispositivo carregar pelo menos uns 10 minutos antes de tentar ligá-lo novamente.

carregar-bateria-android

Talvez seja interessante somar esse procedimento de carregamento com a dica anterior, ou seja, depois que o dispositivo carregar um pouco, tente segurar o botão de liga e desliga por 10 ou 30 segundos até que o Android dê sinal de vida.

Faça um Factory Reset

Muitos usuários conseguem ligar seus dispositivos ao realizar uma das soluções citadas anteriormente, mas pouco tempo de depois de ligar o dispositivo ele apresenta lentidão, reinicia diversas vezes e também retorna para situação em que não liga mais.

android-factory-reset

Quando isso acontece você provavelmente terá que realizar um Factory Reset no dispositivo. Lembrando que esse procedimento apagará tudo que está armazenado no dispositivo, colocando seu Android no estado original de fábrica.

Siga atentamente os passos do tutorial “Como Fazer um Factory Reset no Android” e analise se tudo funciona como deveria. Lembre-se de fazer um backup completo do Android do seu dispositivo antes de prosseguir.

Seu Dispositivo Pode Estar com o Hardware Danificado

Essa informação só não é pior do que receber uma notícia sobre o falecimento de uma pessoa querida, mas o fato é que nenhum usuário quer aceitar que seu dispositivo possa sim estar com defeitos no hardware (considerando que você já seguiu todos os procedimentos para solucionar os problemas de software).

dispositivo-android-quebrado

Se o smartphone ou tablet ainda está na garantia, é bom nem continuar fuçando no dispositivo, mas sim encaminhá-lo para o fabricante ou operadora responsável pelo mesmo.

Caso contrário, procure uma assistência técnica mais próxima, pois pode se tratar de um problema muito simples (como uma substituição de bateria) e também considere que um dispositivo utilizado por anos pode apresentar problemas ao ligar quando chega ao final de seus dias..

Você já passou por uma situação dessas? O que fez para conseguir ligar seu dispositivo Android?

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (8 votos, média: 4,25 de 5)
Loading...Loading...
111 Comentários

Faça um Comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *