O futuro do Android

Será que é viável continuar investindo na plataforma Android? O que pensam as empresas de tecnologia? Haverá alguma mudança prevista? Confira agora algumas novidades sobre a tecnologia Android.

O sistema operacional móvel Android, usado em smartphones e tablets e desenvolvido pela Google, é um dos mais bem sucedidos de todos os tempos. É a maioria esmagadora e possui mais usuários que os iPhones.

Mas por que o Android ganhou tanto espaço no mercado em tão pouco tempo? Trata-se do primeiro sistema operacional móvel de sucesso a incorporar código aberto. Foi o primeiro a trazer o Linux móvel para a maioria dos usuários.

O futuro do Android

Como qualquer tecnologia, há críticas quanto ao Android. Mesmo sendo elaborado a partir de um código aberto, o seu desenvolvimento é feito pelo Google, e seu código não é tão “livre” assim. Sabe-se que a versão Honeycomb do Android, própria para tablets, ainda não teve o código liberado, o que deve ocorrer apenas após o lançamento da versão Ice Cream Sandwich, que deve integrar smartphones e tablets. Mas mesmo assim, o código não será entregue ao mercado sem que os investidores do Android possam se beneficiar com isso.

Além de todas as vantagens já conhecidas pelo público, o Android possui o Java como linguagem, o que facilitou na sua difusão – é a plataforma mais usada no mundo. Não é à toa que há também uma grande diversidade de recursos e aplicativos que a cada dia surgem no mercado.

Mas qual será de fato o futuro do Android? A resposta tem a ver com a ver também com a concorrência que irá enfrentar. O mercado é acirrado e pela frente tem a próxima geração do iPhone, o Windows Phone, a plataforma MeeGo e o webOS.

Ainda há quem concorde que o código Android seja de fato livre, para que a expansão da tecnologia seja ainda maior, sem precedentes. De todos os sistemas atualmente existentes, o Android tem as melhores condições de se desenvolver, dada a sua adaptação, dando inclusive novos direcionamentos ao Linux para a natureza mobile. Se o código de fato for aberto, as condições de evolução podem ser inimagináveis.

Outra realidade que deve se desenvolver bastante nos próximos anos é o desenvolvimento Android para dispositivos vestíveis – como já vem ocorrendo e promete aquecer o mercado em 2015 e nos anos seguintes. O Android Wear acaba de ser lançado. O Android Auto, recurso Android para veículos, já movimenta significativas mudanças na indústria automotiva, que devem lançar ainda em 2016 veículos compatíveis.

Televisores, refrigeradores e outros objetos eletrônicos já ultrapassam as fronteiras do comum, fornecendo diferentes recursos aos usuários, de forma dinâmica e intuitiva. Objetos de todos os segmentos devem evoluir incrivelmente graças ao Android nos próximos anos, integrando as todas as facetas da vida moderna.

Neste vídeo promocional, você confere como se espera que seja a vida com a continuidade do sistema Android:

Qual o futuro do Android na sua opinião? O que você acha desta tecnologia? Comente!

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (Sem votos ainda)
Loading...Loading...
7 Comentários

Faça um Comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *