O que é Android Puro?

Você já ouviu falar sobre “Android Puro” e ficou curioso para saber o que é? Ficou se perguntando se o seu aparelho com Android é ou não puro e se isso te afeta de alguma forma? Bem, então temos as respostas para as suas perguntas! Primeiramente, se o seu aparelho é Samsung, Sony, Motorola ou qualquer outra marca que utiliza o sistema operacional Android então o seu Android não é puro. Mas não se preocupe, isso não é uma coisa ruim e vamos explicar por quê! Atualmente, somente os aparelhos Nexus, que são da Google, possuem o Android puro.nexus

Vamos tentar explicar, de forma breve e clara, o que é ou não um Android puro. O sistema operacional Android é um sistema de código aberto e isso permite que os fabricantes façam modificações livres em sua interface, personalizando de acordo com o que desejam para deixarem o aparelho cada vez mais com a cara de sua marca. Porém, existe uma versão do sistema sem nenhuma modificação, exatamente igual à versão criada pelos laboratórios da companhia que criou o aplicativo, e esta versão é utilizada somente nos aparelhos Nexus, como dito anteriormente.

O Android puro tem uma interface bem mais simples e “limpa”, ao contrário do que vemos nos aparelhos da Samsung, por exemplo, que possuem uma interface chamada TouchWiz, ou da Motorola, que possui a interface MotoBlur. O Android do Nexus mostra ao usuário como o sistema foi criado, originalmente. Além disso, o Android puro pode realizar qualquer função que tenha sido pensada para os smartphones atuais e ele tem uma necessidade menor de espaço de armazenamento e menos fome de memória RAM, o que pode auxiliar no desempenho do aparelho.

interfaces_android

Android 4.0 do Google, Samsung e Sony, respectivamente.

 

Os aparelhos de outras fabricantes – smartphones e tablets – além de modificarem muito a interface do sistema operacional, incluindo aparências de menu novas, tela inicial com arrumações modificadas e papéis de parede padrão diferenciados, elas ainda incluem vários aplicativos de fábrica que são ligados à própria empresa. A Samsung, por exemplo, sempre adiciona os aplicativos S Suggest, ChatOn e S Voice aos seus aparelhos que possuem sistema operacional Android. Muitas vezes esses aplicativos nem são utilizados pelos usuários do celular ou tablet, mas não podem ser desinstalados a menos que seja feito um desbloqueio do sistema. Nos aparelhos Nexus, com Android Puro, estes aplicativos não aparecem.
10-aplicativos-indispensaveis-para-android

Como tudo, essas modificações também têm seu lado positivo. O sistema Android dessas fabricantes possui recursos exclusivos, na maioria das vezes, e esses recursos não funciona no Android puro, pois não é suportado pela versão “original” do sistema. Alguns exemplos disso são a Samsung e a Sony, por exemplo, que lançaram o recurso multijanela – que permite utilizar mais de um programa simultaneamente na tela do aparelho (exclusivo para seu gadget) – e o recurso para otimização de áudio, respectivamente.

Outra diferença do Android puro em relação ao Android modificado pela fabricante é em relação às atualizações. Os aparelhos Nexus, com Android puro, recebem atualização muito mais rápido que as outras fabricantes, pois o Android foi desenvolvido pelo próprio Google. Com isso, as versões mais recentes da plataforma chegam primeiro a esses aparelhos para depois chegar às outras fabricantes.

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (1 votos, média: 5,00 de 5)
Loading...Loading...

Faça um Comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *