Androids 4.3/4.4 Possuem Permissões Ocultas para Aplicativos

Todo aplicativo ou jogo para Android sempre apresenta uma lista de permissões na hora da instalação. Essa permissões podem ser relacionadas a conexão com a internet, sistemas de arquivos e até mesmo para gerenciar seus contatos, e não existe alternativa a não ser concordar com cada uma delas, se você realmente quer instalar um aplicativo.

Felizmente, esse cenário está mudando, graças ao empenho da equipe do Android Police, um novo aplicativo foi criado, e foi batizado de Permission Manager. Esse aplicativo funciona apenas no Android 4.3 Jelly Bean ( mas no final do artigo mostramos como fazer no mesmo no Android 4.4 KitKat ), e permite que você possa visualizar todas as permissões concedidas aos apps e games que você tem instalado.

O Permission Manager exibe as Apps Ops que apresenta com detalhes o que cada permissão pode realizar em seu dispositivo e você pode revogar tudo aquilo que você achar intrusivo ou desnecessário, aumentando assim a segurança de suas informações, sem contar que você pode melhorar o desempenho do dispositivo ( no quesito segundo plano ) e alguns MBs se as permissões estiverem relacionadas com a web.

Se você tem um dispositivo com Android 4.3, instale agora o Permission Manager pelo Google Play ou pelo widget abaixo:


logo-app
App Ops Starter
Offshore
0   
qrcode-app

Ao executar o aplicativo temos uma visão geral dos serviços e aplicativos instalados, bem como o número de possíveis ameaças que eles possuem. No exemplo abaixo eu selecionei o serviço “Interf sist” apenas para listar as permissões do mesmo.

apps-ops-1 apps-ops-2

Ao clicar no botão “Manage” o aplicativo lista aplicativos que podemos reconfigurar permissões. Nesse caso eu selecionei o Facebook, e veja que ele tem acesso a Localização, Ler e Modificar contatos.apps-ops-3A partir de agora você definir o que esse aplicativo pode ou não realizar no seu Android. O Permission Manager tem duas versões e nesse tutorial estamos usando a versão gratuita, mas você pode adquirir a versão que contém mais funcionalidades interessantes.


logo-app
Permission Manager Pro
Appaholics
US$0,99   
qrcode-app

Enquanto eu terminava esse tutorial encontrei alguns aplicativos no Google Play que em tese permitem acesso ao Apps Ops também no Android 4.4 KitKat, e para a nossa alegria pude comprovar que funcionou no meu Moto X, e você também poderia tentar com os apps abaixo (todos gratuitos):


logo-app
App Name
Developer
Free   
qrcode-app


logo-app
App Ops Starter
Offshore
0   
qrcode-app


logo-app
Permission Manager - ops App
OpenView Mobile
0   
qrcode-app

Espero que o Google libere o acesso nativo para as Apps Ops em breve, pois trata-se de uma funcionalidade ligada diretamente com a segurança do Android, não é mesmo?

E a nossa jornada chegou ao fim!

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (Sem votos ainda)
Loading...Loading...
5 Comentários

Faça um Comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *