Glossário Android – QR Code, O Que É e Como Utilizar?

Em todo o mundo existem os populares códigos de barras para identificar informações de um produto e seu respectivo preço, seja no supermercado ou lojas do comércio em geral. No entanto, o código de barras tradicional é muito limitado, permitindo reunir poucas informações.

É por esse motivo que existem outros métodos que possibilitam transmitir muito mais informações como por exemplo: Imagens, urls, endereços, etc.

Uma das alternativas que surgiram foi o QR Code, um termo criado para Quick Response Code ( ou Código de Resposta Rápida, em uma tradução livre ). Esse novo código em formato 2D surgiu no ano de 1994 na empresa japonesa Denso-Wave e sua utilização original era focada na identificação de peças da montadora Toyota.

Ao passar dos anos o QR Code foi disseminado e começou a figurar em websites, cartões de visitas, revistas, jornais, bancos e até em banners publicitários nos mais variados ambientes. Somente a partir de 2003 o código chegou ao mundo mobile, onde poucos modelos de celulares conseguiam interpretar QR Codes a partir de uma foto de suas câmeras.

Que Informações Podem Ser Armazenadas em um QR Code?

O QR Code expandiu a quantidade de informações dos códigos de barras tradicionais, mas isso não significa que ele carregue em si informações de um vídeo em alta definição. Eis abaixo o limite do QR Code:

  • Campos Numéricos: 7.089
  • Alfa-Numérico: 4.296
  • Binário (8 bits): 2.953 padrão ISO 8859-1
  • Kanji | Kana (Alfabeto Japonês): 1.817

Cada número listado acima representa um tipo de informação contida em um QR Code, ou seja, não entenda que a soma de todas seja o limite do código. Por exemplo: É possível criar um QR Code com 1.817 caracteres do alfabeto japonês ou 4.296 caracteres alfa-numéricos.

Smartphone lendo QR Code

Agora falando sobre o QR Code e o Android. Nesse ponto já ficou claro que esse código 2D não é exclusividade do robozinho verde, pois está disponível para diversos dispositivos, inclusive nos principais concorrentes da linha Blackberry e Apple ( com seu iPhone, iPod e iPad ).

Vantagens dos QR Codes

Podemos resumir o uso do QR Code em duas vantagens: A primeira é possibilidade de reunir e transmitir uma ou mais informações em um só código, enquanto que a segundo está na praticidade de acesso à essas informações pelo usuários final.

Da mesma forma como você interage com aquela máquina do supermercado que informa o preço de um produto ao passar o código de barras sobre o leitor infravermelho, o QR Code amplia esse cenário para outros lugares, mas com um uma abordagem mais prática.

Para quem utiliza dispositivos móveis as principais vantagens são:

  • Acesso rápido ao um website ou vídeo do YouTube.
  • Facilidade para instalar aplicativos, jogos e iniciar downloads.
  • Cópia instantânea de informações contidas em cartões, em banners publicitários, em cartazes do cinema, entre outros.

Aplicativos para Ler QR Codes no Android

Ao contrário do que muitos imaginam, os QR Codes não são reconhecidos apenas pela câmera do dispositivo, pois essa serve apenas para obter essa informação e aí sim transmiti-la para algum recurso que possa interpretar a imagem e código contido nela.

Até esse momento o Android não tem recursos nativos para ler QR Codes, por isso precisamos recorrer à aplicativos presentes na Play Store. Confira abaixo nossas principais recomendações:


logo-app
Barcode Scanner
ZXing Team
0   
qrcode-app

O Barcode Scanner se destaca pela compatibilidade com praticamente qualquer dispositivo Android, tanto smartphone quanto tablet, visto que funciona a partir da versão Android 1.5 ou superior.


logo-app
QR Droid Code Scanner
DroidLa
0   
qrcode-app

O QR Droid não apenas lê, mas também cria QR Codes para seus contatos, websites, aplicativos, números de telefone, eventos, textos curtos, localização mensagens de texto (SMS).

Com esse aplicativo você poderá acessar informações de um QR Code a partir das imagens da galeria ou imediatamente através de uma foto que tirar. Comparado ao Barcode Scanner, o QR Droid é compatível com dispositivos Android a partir da versão 2.0, mas isso não chega a ser uma desvantagem, pois dificilmente você terá em mãos um smartphone com versões inferiores ao 2.2 Froyo.

Em paralelo ao QR Code existe o NFC, digo paralelo pois ambos podem coexistir, mas indico que o NFC será padrão nos próprios anos. Em termos simples, o NFC ( Near Field Comunication ) é uma tecnologia que permite compartilhar informações entre dispositivos por aproximação. Mesmo dispositivo mais antigos não tenham essa tecnologia embarcada, poderão ter acesso à mesma a partir de cartões SD que sairão de fábrica com NFC embutido.

Como Posso Criar QR Codes?

Criar QR Codes através dos aplicativos para Android não é complicado, mas ainda assim é mais prático criá-los pelo PC (ou tablet), por isso recomendo o serviço QR Code Generator, nesse site você poderá criar códigos 2D a partir urls, vcard, imagens, eventos, localização e até informações da rede Wifi que está conectado.

Dúvidas? Considerações? Compartilhe sua opinião nos comentários!

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (Sem votos ainda)
Loading...Loading...
1 Comentário

Faça um Comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *